Maria Izabel Reigada   |   02/01/2012 12:11

Iata registra novembro fraco em passageiros e cargas

O ano terminou, mas a a Iata divulgou apenas na última sexta-feira os resultados da aviação em novembro. Em relação a novembro de 2010, o mês registrou incremento de 4,3% no tráfego de passageiros.

A Iata divulgou na última sexta-feira os resultados da aviação em novembro. Em relação a novembro de 2010, o mês registrou incremento de 4,3% no tráfego de passageiros. O resultado foi considerado “fraco”, por se tratar de um pequeno aumento em relação a um mês de pouco tráfego de passageiros. Em relação a outubro, novembro do ano passado registrou queda de 0,5% no volume de passageiros transportados. O transporte de cargas em novembro último foi 3,1% menor que no mesmo período de 2010. Em relação a outubro, houve aumento de 1,1% no volume de cargas transportado.

“A fraca perfomance da economia global reflete no mercado de transporte aéreo. O transporte de cargas reduziu-se cerca de 4% em relação a janeiro. Embora o mercado de passageiros tenha apresentado algum crescimento em relação ao início do ano – cerca de 2% -, a tendência para ambos é de volatilidade”, disse o CEO da Iata, Tony Tyler.

Na análise regional realizada pela Iata, as companhias aéreas da América do Norte registraram queda de 0,8% do fluxo de passageiros em novembro; no Oriente Médio, foi verificado aumento de 10,1% no fluxo, resultado parecido com o das aéreas na América Latina, onde o aumento foi de 9% no tráfego de passageiros em novembro – no comparativo com o mesmo período de 2010.

Tópicos relacionados