Maria Izabel Reigada   |   21/05/2012 09:03

Aéreas devem ser multadas por emissões de CO2

Válida desde o início do ano, a política de cotas de emissões imposta às companhias aéreas com voos que partem ou chegam à Europa pela Comissão Europeia deverá começar a cobras suas primeiras multas.

Válida desde o início do ano, a política de cotas de emissões imposta às companhias aéreas com voos que partem ou chegam à Europa pela Comissão Europeia deverá começar a cobras suas primeiras multas. A Comissão Europeia ameaça com multas de até 500 mil euros as empresas aéreas chinesas e indianas que ainda não enviaram as informações sobre as emissões de CO2 e gases com efeito estufa que provocaram no ano passado. Segundo a Comissão, cerca de 1,2 mil companhias aéreas fizeram os trâmites, obrigatórios para a continuidade das operações na região, mas oito empresas chinesas e duas indianas ainda não enviaram os documentos.

O prazo para entrega desses informes terminou em 31 de março, segundo a Comissão Europeia. As empresas que voam para ou a partir da Europa têm quotas de limites de emissões permitidas a partir das quais começam a pagar por toneladas adicionais de CO2. Boa parte dos países que não participam da União Europeia queixou-se de medida, com destaque para os Estados Unidos, a Rússia, a China e a Índia, mas muitas empresas aéreas desses países já começaram a adquirir suas quotas. Segundo a Comissão Europeia, as oito companhias aéreas que ainda não enviaram seus informativos sobre emissões respondem por, aproximadamente, 3% do CO2 produzido pela aviação na Europa.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Maria Izabel Reigada

Maria Izabel Reigada tem 8440 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS