Maria Izabel Reigada   |   04/02/2013 11:36

Brasil tem destaque nos resultados globais da Iata

O tráfego internacional de passageiros cresceu em 2012, mas o de cargas diminui. Segundo a Iata, o aumento no tráfego de passageiros foi de 5,3%, em comparação ao ano anterior, enquanto o tráfego de cargas teve diminuição de 1,5%.

O tráfego internacional de passageiros cresceu em 2012, mas o de cargas diminui. Segundo a Iata, o aumento no tráfego de passageiros foi de 5,3%, em comparação ao ano anterior, enquanto o transporte de cargas teve diminuição de 1,5%. “O tráfego de passageiros cresceu fortemente em 2012, apesar das notícias ruins da economia, que dominaram os últimos 12 meses. Isso mostra quão importante é a aviação global para a conexão do mundo atual”, disse o CEO da Iata, Tony Tyler.

Ele comemorou o load factor no ano, de 79,1%, próximo ao recorde alcançado e ressaltou que a demanda internacional cresceu mais rápido que a doméstica: 6% contra 4%. Ainda de acordo com o balanço anual da Iata, as companhias aéreas deverão atingir lucro de US$ 6,7 bilhões no ano passado, apesar do alto preço dos combustíveis. “Mas a margem bruta é de apenas 1%, o que tem feito as empresas apenas manter a cabeça acima da água”, comparou Tyler.

Analisados regionalmente, os melhores resultados foram alcançados no Oriente Médio, com crescimento de 15,4% no tráfego de passageiros. Na América Latina, esse índice foi de 8,4%, enquanto na África chegou a 7,5%. Na Europa, o aumento foi de 5,3%. A oferta global cresceu mais lentamente que a demanda em 2012, com aumento de apenas 4%, sempre na comparação com o ano anterior.

BRASIL
Em relação ao tráfego doméstico de passageiros, o Brasil teve destaque, com o segundo maior índice de aumento, de 8,6%, atrás apenas da China, com 9,5%. Segundo a Iata, ambos registraram aumento de oferta, sendo o resultado brasileiro de 4,8%, enquanto o chinês foi de 11,3%. O load factor chinês permaneceu alto em 2012, alcançando 80,9%, enquanto o brasileiro foi de 71,8%, de acordo com a Iata.

“Entramos em 2013 com certo otimismo. A confiança nos negócios está aumentando. A situação na Eurozona está mais estável que há um ano. Não há sinal de redução no preço dos combustíveis e o PIB projetado deve crescer apenas 2,3%, mas o aumento na confiança nos negócios deverá ajudar o mercado de cargas a se recuperar das perdas de 2012”, disse Tyler. Para este ano, a projeção da Iata é de aumento de 4,5% no tráfego de passageiros e de 1,4% no transporte de cargas.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Maria Izabel Reigada

Maria Izabel Reigada tem 8441 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS