Savia Reis   |   10/10/2013 14:12

Aéreo é o responsável por alta dos preços ao consumidor

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, do IBGE, apresentou variação de 0,35% - 11 pontos percentuais ao registrado em agosto. No acumulado do ano, o índice é de 3,79

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, do IBGE, apresentou variação de 0,35% - 11 pontos percentuais ao registrado em agosto. No acumulado do ano, o índice é de 3,79%. Como comparação, nos nove primeiros meses de 2012, era 3,77%.

Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados (alimentação e bebidas; habitação; artigos de residência; vestuário; transportes; saúde e cuidados pessoas; despesas pessoais; educação; e comunicação), o transporte foi o que apresentou maior forte aceleração, passando de –0,06% para 0,44 %, sendo as passagens aéreas as principais responsáveis por esse impacto. As tarifas da aviação comercial tiveram alta de 16,9% em setembro.

Para a Abear, a alta das tarifas aéreas se justificam pela valorização do dólar nos últimos meses. “Não é possível manter a trajetória de redução das tarifas no Brasil, que fez com que os preços caíssem 43% entre 2002 e 2012”, diz o comunicado da entidade. No entanto, segundo o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz, as companhias aéreas fizeram a “lição de casa”.

“As empresas trocaram aeronaves por outras mais modernas que consomem menos combustível, aprimorando procedimentos e melhorando a gestão. Mas essas medidas chegaram ao limite”, diz Sanovicz. “Dependemos agora de ações que estão sob a responsabilidade de outros atores, essencialmente na esfera governamental, para mudar a situação de importantes itens de pressão, como a pesada tributação do setor e o preço do combustível, que é de saída 20% mais caro que a média mundial”, completa.

Ainda de acordo com a Abear, dois elementos são obstáculos à continuidade da expansão do transporte aéreo e à continuidade da redução dos preços: o querosene de aviação e os tributos. “O combustível responde por até 40% das despesas, é reajustado regularmente pela Petrobras, tem uma complexa fórmula de precificação referenciada pelo mercado internacional (portanto dolarizada), e é vendido como se fosse importado, apesar de mais de 80% dele ser produzido no Brasil”, conclui o documento da entidade.

O IPCA se refere às famílias com rendimento monetário de um a 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte, e abrange nove regiões metropolitanas do País, além de Brasília e do município de Goiânia. Para cálculo do índice do mês foram comparados os preços coletados no período de 29 de agosto a 30 de setembro de 2013 (referência) com os preços vigentes no período de 30 de julho a 28 de agosto de 2013 (base).

Leia mais sobre a competitividade na aviação nacional.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Savia Reis

Savia Reis tem 4014 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS