Maria Izabel Reigada   |   29/10/2013 13:24

Iata fala sobre novo sistema de distribuição em simpósio

Começou hoje, em Dublin, a terceira edição do Simpósio Mundial de Passageiros, promovido pela Iata. O evento debate as expectativas dos passageiros do transporte aéreo e a transformação dos serviços prestados por

Começou hoje, em Dublin, a terceira edição do Simpósio Mundial de Passageiros, promovido pela Iata. O evento debate as expectativas dos passageiros do transporte aéreo e a transformação dos serviços prestados por empresas aéreas em “valores”, segundo apresentado no discurso do CEO da Iata, Tony Tyler, na abertura do encontro, que vai até quinta-feira. “A aviação torna possível a movimentação de US$ 2,2 trilhões na economia, sustentando 57 milhões de empregos ao redor do mundo. Todo dia, oito milhões de passageiros se beneficiam da segurança, velocidade e conveniência das viagens aéreas”, enfatizou.

O CEO da Iata lembrou ainda que as tarifas aéreas têm hoje preço um terço menor em termos reais que há 20 anos. “Isso significa, na verdade, a massificação exigida pela economia global. Mas nossos clientes esperam mais e trabalhando juntos, como indústria, poderemos entregar cada vez mais valor aos passageiros”, continou Tyler, que focou seu discurso em duas áreas que podem ter valores agregados: como os passageiros compram viagens aéreas e como chegam aos aeroportos e se conectam com os fornecedores de viagens.

Para ele, hoje é mais fácil adquirir bilhetes aéreos e suas ancillaries, os serviços adicionais que serão comprados, nos sites das empresas aéreas. “Isso acontece porque a distribuição por meio dos agentes de viagens está construída na era pré-internet, que não tem as mesmas capacidades do XML, a linguagem em que a internet comercial tem como base”, disse, reforçando que 60% das passagens aéreas são distribuídas por agentes de viagens. Ele disse ainda que a Iata trabalha com a comunidade de agentes de viagens no desenvolvimento do New Distribution Capability (NDC), ferramenta que permitirá a comercialização das ancillaries no modelo como os GDSs fazem hoje para as companhias aéreas. “A aviação foi construída em padrões globais. Por isso o NDC será um padrão aberto, disponível para qualquer um que queira utilizá-lo”, completou Tyler.

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