Biaphra Galeno   |   25/11/2013 16:13

Gol reduz custos operacionais e aumenta receita no ano

A Gol e o Smiles realizaram hoje, no WTC São Paulo, o Investor Day, evento voltado para investidores das duas companhias. Na ocasião, foram apresentados resultados específicos, além do anúncio das estratégias adotadas futuramente.

A Gol e o Smiles realizaram hoje, no WTC São Paulo, o Investor Day, evento voltado para investidores das duas companhias. Na ocasião, foram apresentados resultados específicos, além do anúncio das estratégias adotadas futuramente. Até setembro deste ano, a Gol reduziu os custos operacionais em R$ 407 milhões, ao passo que aumentou o nível de receita em R$ 244 milhões, em comparação com o mesmo período do ano passado.

O diretor de Finanças e Relações com Investidores da Gol, Edmar Prado Lopes Neto, afirma que disciplina foi essencial neste processo de recuperação da companhia. “Estamos com os custos sob controle, as receitas melhores a cada mês, crescendo dois dígitos”, disse ele.

Em relação ao Ebitdar (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) nos nove meses do ano, o resultado obtido foi de R$ 974 milhões. Comparado ao índice do mesmo período do ano passado, houve crescimento de 222,9%, com o Ebitdar de R$ 302 milhões. “A margem de Ebit para o ano está entre 1% e 3%”, disse Lopes Neto. Até o mês de setembro, foi alcançada uma margem de 1,7%.

O caixa da Gol foi um dos temas abordados junto aos investidores. A evolução foi apresentada trimestralmente desde o início de 2012 até o terceiro trimestre deste ano, que corresponde aos meses de julho, agosto e setembro. Neste último período, a Gol manteve no caixa o valor de R$ 2,9 bilhões.

PLANOS
A estratégia para o próximo ano também foi abordada. Nem todos os assuntos foram destrinchados com detalhes, por opção da companhia. Revelar ações sobre novas rotas ou aumento de frequência, de acordo com o presidente da Gol, Paulo Kakinoff, poderia inviabilizar projetos em andamento, como, por exemplo, o aumento da oferta para o Exterior.

“O nosso plano é manter estável a oferta de assentos no mercado doméstico e aumentar, de 5% a 8%, no mercado internacional”, disse Kakinoff, suscitando que podem ser novos voos ou ampliação de frequências na América do Sul, Caribe e Sul dos Estados Unidos, mercados em que a companhia atua.

O presidente da Gol também abordou a implantação do programa Fast Travel – no qual o processo de embarque é mais rápido –, a pontualidade da companhia – líder no mercado doméstico até setembro – e o Gol + – no qual os espaços entre as poltronas da ponte Rio-São Paulo são maiores.

Foto: Biaphra Galeno

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Biaphra Galeno

Colaboração para o Portal PANROTAS

Biaphra Galeno tem 2461 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!