Da Redação   |   25/01/2014 20:03

Anac apura caso do voo Gol em que paxs protestaram

Depois que passageiros protestaram e abriram a saída de emergência de um avião da Gol que estava parado havia duas horas no Galeão (o voo foi desviado para lá devido ao mau tempo em São Paulo), a Anac emitiu nota dizendo que está investigando o caso

Depois que passageiros protestaram e abriram a saída de emergência de um avião da Gol que estava parado havia duas horas no Galeão (o voo foi desviado para lá devido ao mau tempo em São Paulo), a Anac emitiu nota dizendo que está investigando o caso e lembrando dos direitos dos passageiros no caso de atrasos e cancelamentos, mesmo se a aeronave se encontre em solo e os passageiros nela. A agência também condenou a atitude dos passageiros.

Veja o comunicado da Anac:

"A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) oficiou as companhias aéreas para que prestem informações sobre a assistência fornecida aos passageiros que enfrentaram atrasos e cancelamentos de voo ontem (24) e hoje (25) pela manhã, em decorrência do mau tempo nos aeroportos de São Paulo. Fiscais da Agência estão monitorando a situação desde ontem e a multa prevista para a não prestação de assistência aos passageiros pode variar de R$ 4 mil a R$ 10 mil por infração à Resolução nº. 141/2010 da Anac.

Pela Resolução nº. 141/2010 é dever da empresa informar aos passageiros sobre atrasos e cancelamentos de voo e o motivo. Além disso, a companhia deve oferecer facilidade de comunicação (ligação telefônica, Internet e outros) para atrasos superiores a 1 (uma) hora; alimentação adequada para atrasos superiores a 2 (duas) horas, e acomodação em local adequado, traslado e, quando necessário, serviço de hospedagem, para atrasos superiores a 4 (quatro) horas, independentemente do motivo e mesmo quando a aeronave se encontra em solo.

Caso o passageiro se sinta prejudicado, deve procurar primeiramente a empresa aérea contratada para reivindicar seus direitos. Se as tentativas de solução do problema pela empresa não apresentarem resultado, o usuário poderá encaminhar a demanda a ANAC, aos órgãos de defesa do consumidor e ao Poder Judiciário. A Agência possui canais de comunicação destinados a receber manifestações pela internet (Fale com a Anac), pelo telefone 0800 725 4445 (que funciona 24 horas, sete dias por semana, com atendimento em português, inglês e espanhol) ou nos Núcleos Regionais de Aviação Civil (Nurac) localizados nos principais aeroportos do país. Cabe à ANAC analisar cada caso e autuar a companhia, se comprovadas as irregularidade.

Voo Gol 1371
Sobre o ocorrido com o voo Gol 1371, ontem (24), no aeroporto do Galeão (RJ), no qual passageiros abriram a porta de emergência da aeronave e andaram sobre a asa, a Anac informa que irá apurar o caso junto à companhia aérea. Será verificado se os procedimentos de segurança foram informados corretamente pela tripulação aos passageiros a fim de evitar condutas que ferissem as normas de segurança de voo.

A Agência informa ainda que, condutas inadequadas praticadas por passageiros durante o voo devem ser denunciadas imediatamente à Polícia Federal pelo comandante da aeronave. Este tipo de conduta é reprovada pela Anac, pois coloca em risco a segurança do voo, dos passageiros que praticaram o ato e dos próximos passageiros que utilizarão a aeronave, além de impactar as operações da aeronave em questão, que por esse motivo, tem que passar por uma inspeção rigorosa antes do próximo voo para garantir a segurança da operação e dos passageiros a bordo."

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11144 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS