Maria Izabel Reigada   |   15/08/2014 17:44

OMS lamenta suspensão de voos para regiões com ebola

“Ao contrário de doenças infecciosas, como a gripe e a tuberculose, o ebola não é transmissível pelo ar”. A Organização Mundial da Saúde enviou a mensagem, por seu Twitter, hoje. A entidade está preocupada em

“Ao contrário de doenças infecciosas, como a gripe e a tuberculose, o ebola não é transmissível pelo ar”. A Organização Mundial da Saúde enviou a mensagem, por seu Twitter, hoje. A entidade está preocupada em informar sobre o avanço da doença na África, destacando as formas de contágio e os modos como ela não é propagada. A agência das Nações Unidas teria feito o comunicado para evitar que companhias aéreas suspendam voos para regiões afetadas, como já ocorreu com algumas delas. “É difícil tentar salvar vidas se os profissionais de saúde não conseguirem chegar aos locais onde são necessários”, disse a OMT.

“A chance de que alguém doente com ebola viaje de avião é muito pequena. Normalmente, alguém que contraiu a doença está tão enfermo que não é capaz de viajar”, esclareceu a OMS em novos tweets. A organização realizou coletiva de imprensa para relatar o quadro atual de propagação da doença, que já tem 1.975 pessoas infectadas e vitimou 1.069 pessoas. Os casos foram verificados na Guiné, Libéria, Nigéria e Serra Leoa. Segundo a organização, o período de incubação pode variar entre dois e 21 dias e apenas após a manifestação dos primeiros sintomas ela passa a ser contagiosa.

Tópicos relacionados