Rafael Carreira   |   23/10/2014 13:17

Carga aérea deve crescer 4,1% ao ano até 2018, diz Iata

A Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo) informou que o transporte aéreo de carga deve crescer 4,1% no mundo ao ano entre 2014 e 2018. Desde 2011, o setor se encontra estagnado, com crescimento médio de apenas 0,63% ao ano.

A Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo) informou que o transporte aéreo de carga deve crescer 4,1% no mundo ao ano entre 2014 e 2018. Desde 2011, o setor se encontra estagnado, com crescimento médio de apenas 0,63% ao ano. “Esta perspectiva representa a retomada do setor. Neste ano, mais de US$ 6,8 trilhões em bens, o equivalente a 35% do total do comércio mundial, serão transportados por avião”, afirmou o CEO da Iata, Tony Tyler.

O maior crescimento é previsto para as economias emergentes, com destaque para o Oriente Médio, que deve crescer 4,7%. Na sequência aparece a África, com estimativa de crescimento de 4,4%, seguida por América do Sul e Ásia-Pacífico, com alta prevista em 3,8%. Entre as rotas de transporte de carga que mais crescem em movimento estão a conexão Oriente Médio-Ásia (6,2% ao ano), os voos internos ao Oriente Médio (4,6% ao ano) e a ligação entre as Américas do Norte e do Sul (3,9% ao ano). Caso a perspectiva se confirme, os Emirados Árabes substituirão a Alemanha como terceiro maior mercado para carga aérea até 2018.

Para aumentar a competitividade da indústria, a Iata visa reduzir em 48 horas o total de tempo de trânsito das cargas até 2020. Um dos componentes dessa tentativa é o projeto “e-Freight”, que quer que todo o trâmite para a exportação e a importação via aérea sejam feitos de forma eletrônica.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Rafael Carreira

Rafael Carreira tem 1508 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS