Artur Luiz Andrade   |   30/12/2015 13:29

Amadeus deixa de ter todas as tarifas da Tam e Lan

A Tam anunciou que a partir de 1o de janeiro algumas de suas tarifas poderão não ser encontradas por agentes de viagens no GDS Amadeus.

A Tam e a Lan anunciaram que a partir de 1º de janeiro algumas de suas tarifas poderão não ser encontradas por agentes de viagens no GDS Amadeus. A negociação para renovação do contato de full content (conteúdo total) não deu certo. As empresas chegaram a pedir uma extensão do atual contrato, para que as negociações continuassem, mas segundo comunicado das empresas, isso não foi possível. Assim a aérea brasileira e a Lan continuam com suas tarifas completas somente no portal e-Tam e nos GDSs Sabre e Travelport.

Já havia sido anunciado este ano que a Tam também migrará seus sistemas de back e suas plataformas tecnológicas do Amadeus para o Sabre, em alinhamento com a Oneworld e a Lan, mas as datas de migração ainda não foram definidas.

Leia comunicado da Lan e Tam sobre o fim do contrato de full content com o Amadeus:

"A Tam e a Lan, membros do Grupo Latam, informam que, a partir de 1º de janeiro, não contarão mais com o contrato de Full Content com o Sistema Global de Distribuição (GDS) Amadeus. Por conta disso, não podem garantir que todo conteúdo será corretamente exibido e disponibilizado nesse GDS. As empresas ressaltam que outros canais de distribuição, incluindo e-Tam no Brasil, Sabre e Travelport, permanecem inalterados e distribuindo os produtos das companhias aéreas.

Durante os últimos meses, Tam e Lan estiveram em negociação com o Amadeus na tentativa de renovar o contrato Full Content, que se encerra em 31 de dezembro. Apesar dos esforços, não foi possível chegar a um acordo com o GDS. Ainda na tentativa de negociação, as empresas do Grupo Latam sugeriram ao Amadeus estender o contrato atualmente em vigor enquanto as negociações continuassem em 2016, fato que não se concretizou.

As empresas reforçam que, com a medida, pretendem continuar oferecendo as tarifas atrativas e, para isso, é necessário garantir que os custos de distribuição permaneçam competitivos em diferentes canais. Além disso, as empresas do Grupo Latam seguem focadas em contemplar as agências com a gama completa de produtos e serviços por meio dos mais diversos canais de distribuição, valorizando a importância do agente de viagens para aproximar e servir os clientes com produtos.

Por fim, Tam e Lan colocaram os seus times de profissionais à disposição dos agentes para auxílio e para esclarecimentos, já que as companhias têm consciência de que as agências de viagens desempenham um papel essencial para o negócio."

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18728 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.