Diego Verticchio   |   27/01/2016 18:16

2015: Infraero registra 130 mil pedidos de análises de voos

Essas solicitações compreendem inclusão, alteração ou exclusão de um voo já cadastrado no Hotran (Horário de Transporte), que contém as operações “fixas” das diversas companhias aéreas que atuam no Brasil

No ano passado, os 60 aeroportos administrados pela Infraero registraram 130 mil pedidos de análise de voos. Essas solicitações compreendem inclusão, alteração ou exclusão de um voo já cadastrado no Hotran (Horário de Transporte), que contém as operações “fixas” das diversas companhias aéreas que atuam no Brasil.

Dos 130 mil pedidos analisados, 70% foram aprovados, sendo que os terminais mais demandados foram: Salvador (11%); Recife (9%); Santos Dumont (8%); Curitiba (8%); e Fortaleza (8%).

ENTENDA
Quando uma empresa aérea deseja fazer uma inclusão, alteração ou exclusão de um voo cadastrado no Hotran, ela faz esse pedido à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que por sua vez encaminha a solicitação para os órgãos consultivos: a própria Anac, o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) e os operadores aeroportuários. As solicitações que chegam à Infraero - atualmente responsável pela administração de 60 aeroportos brasileiros – são então despachadas para os terminais relacionados ao pedido, que fazem a análise levando em considerações aspectos como: capacidade de terminal de passageiros, de pista de pouso e decolagem, de pátio de aeronaves, além de outros aspectos relativos a procedimentos operacionais, de segurança e de emergência.

A partir do momento em que recebe o pedido da Anac, a Infraero tem quatro dias corridos para dar um retorno ao órgão regulador.

Tópicos relacionados