Danilo Teixeira Alves   |   24/05/2016 13:54

Diretor da Avianca explica certificação inédita; leia

O diretor de Operações de Voo da Avianca Brasil, Norberto Raniero, explicou hoje, junto com o presidente do Conselho de Administração da companhia, José Efromovich, o processo realizado pela empresa para obter a autorização de operar no Aeroporto Internacional de São Paulo sob a categoria III (A) d


Jhonatan Soares
O diretor de Operações de Voo da Avianca Brasil, Norberto Raniero

O diretor de Operações de Voo da Avianca Brasil, Norberto Raniero, explicou hoje, junto com o presidente do Conselho de Administração da companhia, José Efromovich, o processo realizado pela empresa para obter a autorização de operar no Aeroporto Internacional de São Paulo sob a Categoria III (A) do sistema de aproximação por instrumentos.

Segundo o diretor, Guarulhos é o primeiro aeroporto do País e a Avianca Brasil é a primeira aérea a obter essa certificação. “Nós temos alguns aeroportos no Brasil com grande incidência de fechamentos por conta de nevoeiros. Guarulhos não é o pior de todos, mas é o que tem o maior número de voos. Se ele fecha, o transtorno é muito grande, pois a aeronave precisa alternar para Campinas (SP), Rio de Janeiro ou até Curitiba. Prejudica não só o passageiro, mas também a companhia”, afirma Efromovich.

Ainda de acordo com os dois executivos, a tripulação da companhia está treinada e apta a realizar essas aproximações e à medida que outros aeroportos nacionais obtiverem a certificação, a Avianca Brasil acompanhará esta evolução. "Gostaríamos bastante de operar com Cat III em Curitiba e Porto Alegre, que são aeroportos com grandes índices de nevoeiros", destacou Efromovich. "Evoluir a infraestrutura operacional dos nossos aeroportos é uma coisa que o Brasil precisa fazer com urgência", concluiu o executivo.

Veja abaixo as explicações de Raniero sobre a certificação Cat III?

O que é?
O Cat III é uma aproximação por instrumentos e pouco de precisão (condições visuais mais restritas) com altura de decisão inferior a 100 pés (30 metros) e um alcance visual de pista não inferior a 700 pés (200 metros).

Do que depende a certificação e como é o processo?
O processo para a operação do Cat III depende de quatro elementos, que atendem os preceitos regulatórios e são: aeronave, aeroporto, treinamento de pilotos e companhia operadora.

Dividido em cinco fases, o processo de certificação da Avianca levou quatros anos. Foi iniciado em 2012, com a Reunião de Orientação Prévia (ROP) com a Anac, em 2013 foi feita a entrega da documentação à agência, no ano seguinte a Anac avaliou a documentação entregue, em 2015 foram feitas demonstrações (cerca de 100 aproximações) e, em 2016, a Anac avaliou as demonstrações e aprovou a companhia brasileira.

Qual é o objetivo?
É o de possibilitar um nível de segurança adequado de aproximação, quando com baixa visibilidade, equivalente ao de aproximação e pouso sob condições meteorológicas favoráveis.

Por que?
A operação Cat III é um investimento significativo para a companhia aérea, sendo uma ferramenta segura, eficiente e eficaz para manter sua programação de voos e dos clientes, quando confrontada com condições de visibilidade restrita, evitando transtornos.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Danilo Teixeira Alves

Danilo Teixeira Alves tem 6690 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS