Artur Luiz Andrade   |   12/05/2016 10:42

Kakinoff explica medidas que melhoraram resultados

Com lucro de R$ 757 milhões no primeiro trimestre de 2016, o primeiro em um trimestre nos últimos quatro anos, a Gol mostra que as medias corporativas de corte de oferta, redimensionamento da malha e frota e gerenciamento de custo deram resultado, apesar da queda de demanda registrada no mesmo perí

Com lucro de R$ 757 milhões no primeiro trimestre de 2016, o primeiro em um trimestre nos últimos quatro anos, a Gol mostra que as medias corporativas de corte de oferta, redimensionamento da malha e frota e gerenciamento de custo deram resultado, apesar da queda de demanda registrada no mesmo período.

“Desde 2015, trabalhamos em uma série de iniciativas para lidar com as questões referentes a liquidez e estrutura de capital. Dentre elas estão a flexibilização do cronograma de entrega de aeronaves de 2016 e 2017, que passou de 15 para uma aeronave - o que resulta em um fluxo de caixa de até R$ 555 milhões para suporte no financiamento da oferta de troca de bônus; a venda antecipada de bilhetes para o Smiles em até R$ 1 bilhão; melhores termos com os fornecedores, resultando em uma economia em caixa de aproximadamente R$ 300 milhões por ano; e alterações na malha, incluindo a suspensão de oito destinos e com expectativa de redução anual entre 15% e 18% no volume de decolagens”, explica Kakinoff.

Além disso, ele destaca que a companhia segue trabalhando em iniciativas adicionais como a “renegociação das debêntures locais com banco brasileiros, com uma eventual extensão dos prazos de pagamentos e waiver dos covenants contratuais; negociações com arrendadores de aeronaves para redução de até 20 aeronaves, com o suporte da assessoria Skyworks Capital; e a melhoria da estrutura de capital com a assessoria do PJT, através de 3 Gol Linhas Aéreas Inteligentes S.A”.

“Confiamos que a conclusão do plano de reestruturação em andamento irá garantir que a Gol emerja da atual crise econômica e política no Brasil com a melhor posição competitiva. Continuamos focados, em todos aspectos, em ser a melhor companhia aérea para se viajar do Brasil. Uma clara demonstração disso é nossa contínua liderança em pontualidade no mercado doméstico neste primeiro trimestre de 2016, com um índice de 95%. Em março, registramos 97,6%. Desde janeiro, tivemos um desempenho significativamente melhor em relação aos danos e extravios de bagagens. Em março, atingimos o menor índice de ocorrência por mil passageiros embarcados dos últimos 36 meses: 1,87 - esse foi o melhor indicador da nossa série histórica e representa uma queda de 31% em relação a março de 2015”, continua o presidente da Gol em sua apresentação dos resultados.

Kakinoff ainda destacou investimentos na evolução das plataformas de tecnologia para melhorar a experiência do passageiro, especialmente levando em conta o maior número de passageiros internacionais. “Por exemplo, nossos quiosques de autoatendimento, além da língua nativa em português, também contam com atendimento em inglês, espanhol e francês”.

“Sinto-me confiante de que a companhia sairá fortalecida desta fase de reestruturação”, finalizou.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18743 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.