Fernanda Cordeiro   |   12/07/2016 08:39

Aeroportos que flutuam podem se tornar realidade

Projeto quer construir um aeroporto no encontro do rio Tâmisa com o mar para aliviar o Heathrow em Londres

Divulgação
Um aeroporto construído no mar, ou em ilhas próximas à cidade é uma maneira que está sendo discutida para desafogar os aeroportos das grandes cidades do mundo. Como é o caso do Heathrow, em Londres, que se tornou um dos aeroportos que mais congestionados da Europa.

Uma das possíveis soluções para esse problema que vem sendo discutidas em solo britânico é a construção de um aeroporto sobre as águas. Um escritório de arquitetura do país apresentou uma projeto audacioso, aliás, que propõe a construção de um aeroporto em um estuário do rio Tâmisa, que seria onde o rio, se encontra com o mar e acaba criando uma espécie de ilha artificial.

A ideia é construir um equipamento com seis pistas paralelas e um terminal de embarque localizado no núcleo central. Para ligar o aeroporto à terra firme precisariam ser construídos túneis subaquáticos para o uso de trens de alta de velocidade, que levariam os usuários até o terminal de embarque.
Divulgação
Projeção de como seria o terminal de embarque do aeroporto flutuante
Entretanto, o valor da obra é alto: U$ 63 bilhões, em um prazo que ainda não pode ser definido. Para separar a água da pista e das aeronaves, deques seriam usados para delimitar a área do aeroporto.

Com a saída do Reino Unido da União Europeia, a sugestão da construção de um aeroporto que flutua só deve voltar a acontecer em outubro. Entretanto, especialistas dizem que a solução mais popular e que deve sair do papel é a adição de mais uma pista em Heathrow.

HISTÓRICO
Em 1995, cerca de 17 empresas privadas japonesas formaram um grupo de pesquisa para estudar possibilidades de construir um aeroporto sobre as águas. A proposta chegou a ter o apoio do governo do Japão e a ideia era ter o primeiro equipamento na baía de Tóquio, mas não foi viabilizada, aparentemente sem razões concretas. Isso porque o projeto chegou a ser construído em uma escalar menor e os resultados mostraram que o aeroporto tinha condições de aguentar os aviões.


*Fonte: CNN

Tópicos relacionados