Rafael Faustino   |   11/07/2016 13:16

Congonhas (SP) conclui obras de renovação em pistas

O anúncio foi feito pela Infraero, enfatizando que o processo ocorreu “dentro do prazo estipulado e sem transtornos para os passageiros que diariamente embarcam ou desembarcam pelo terminal paulistano”.

Emerson Souza
Aeroporto de Congonhas

Já foi concluída a revitalização de duas pistas de taxiamento do aeroporto de Congonhas iniciada no mês passado, e que chegou a gerar algumas remarcações de voos. O anúncio foi feito pela Infraero, enfatizando que o processo ocorreu “dentro do prazo estipulado e sem transtornos para os passageiros que diariamente embarcam ou desembarcam pelo terminal paulistano”.

As obras na via de taxiamento L, junto à cabeceira 35 (avenida Pedro Bueno), foram iniciadas em 20/6 e concluídas no dia 25, com a liberação para uso ocorrendo no dia seguinte. Na via E, junto à cabeceira 17 (avenida dos Bandeirantes), os trabalhos começaram no dia 27 do mês passado e terminaram no último dia 2. No dia 3, o local já estava liberado para taxiamento das aeronaves.

Os trabalhos foram feitos somente nas madrugadas, entre 23h e 5h, fora do horário de operações do aeroporto. "Além do planejamento e da ação coordenada, em mais de 80% do período a cabeceira em operação foi a oposta à da taxiway em obras, não sendo necessária a utilização das taxiways alternativas, o que também contribuiu para que os horários dos voos não fossem afetados", explicou o coordenador de Segurança Operacional de Congonhas, Hamilton Araújo.

OUTRAS OBRAS
Entre 14 de junho e 6 de julho, a Infraero realizou também a revitalização da sinalização horizontal das pistas de pouso e decolagem de Congonhas. Foram pintadas tanto a pista principal, de 1,9 mil metros de extensão, quanto a auxiliar, com 1,4 mil metros.

Assim, a única obra ainda em seguimento no aeroporto de Congonhas é a selagem de juntas e trincas no pavimento do pátio da aviação comercial. A obra tem previsão de 60 dias de duração, também ocorrendo sempre nas madrugadas.

Tópicos relacionados