Movida

Fernanda Cordeiro   |   31/08/2016 14:17

Delta cria app que ajuda pilotos a evitarem turbulências

O sistema do app usa algoritmos especiais e sensores aviônicos que foram instalados em mas de 300 aeronaves da frota. Os relatórios gerados pelo app são enviados em tempo real para os pilotos, por meio de tablets onde o software está instalado.

Divulgação
Chamado de Flight Weather Viewer, o aplicativo criado pela Delta oferece aos pilotos gráficos de turbulências e previsões em tempo real, dentro da cabine de comando. Com isso, antes mesmo do voo os pilotos podem saber onde é preciso fazer algum desvio na rota para evitar
incidentes.

Um estudo da Weather Accident Prevention Project, na Nasa, mostrou que as turbulências custam aproximadamente US$ 100 milhões às companhias aéreas anualmente. O aplicativo foi desenvolvido em parceria com a Basic Commerce and Industries e permite que os pilotos conectem o plano de voo e visualizem onde está a turbulência e como ela será encontrada, tudo em um mapa 3D com uma escala 0-100.
Divulgação
O sistema do app usa algoritmos especiais e sensores que foram instalados em mais de 300 aeronaves da frota. Os relatórios gerados pelo app são enviados em tempo real para os pilotos, por meio de tablets onde o software está instalado.

O co-piloto da aérea Jason Rice considera o Flight Weather Viewer uma ferramente valiosa. “As previsões são precisas, os relatórios são objetivos e indicam condições reais, e a funcionalidade do aplicativo torna o acesso às informações muito mais fácil. Nós avançamos muito em relação à segurança e conforto do passageiro.”

Atualmente, a Delta tem o algoritmo instalado nos Boeings 737 e 767. Além de evitar possíveis incidentes, a aérea espera que o app ajude na redução da emissão de carbono, já que os pilotos não precisarão de combustível extra em busca de melhores condições climáticas durante o voo.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias