Movida

Rodrigo Vieira   |   02/08/2016 09:20

Qatar eleva participação no Grupo IAG, de British e Iberia

A Qatar aumentou sua participação acionária no International Airlines Group, o IAG, de British, Iberia, Era Lingus e Vueling. A fatia da companhia árabe no grupo europeu agora passa de 15,67% a 20,01%, no que a Qatar chama de “oportunidade de compra atraente”


Da Redação

A Qatar Airways aumentou sua participação acionária no International Airlines Group, o IAG, de British, Iberia, Era Lingus e Vueling. A fatia da companhia árabe no grupo europeu agora passa de 15,67% a 20,01%, no que a Qatar chama de “oportunidade de compra atraente”.

Em janeiro do ano passado, a Qatar havia anunciado a compra de 9,99% do grupo. Essa fatia subiu para 12% em abril e 15,01% em maio. A Qatar, tal como a British e a Iberia, são membros da aliança Oneworld.

“A recente avaliação de mercado desse que é um dos grupos líderes no mundo nos mostrou o que acreditamos que seja uma oportunidade atraente de aumentar nossa participação no IAG”, afirmou o CEO do Qatar Airways Group, Akbar Al Bakar. “Mantemos assim nosso apoio à estratégia do Grupo IAG e sua equipe, e não planejamos investimentos futuros caso não haja mudanças fundamentais na situação atual”, completou, em referência às regras atuais da aviação europeia de que nenhum investidor internacional pode deter mais de 49% de uma companhia aérea do continente.

Outro membro da Oneworld que foi alvo de investimento do grupo da Qatar foi a Latam Airlines. Em julho, a companhia do golfo adquiriu 10% do total da participação acionária da aérea sul-americana. O Grupo IAG negocia joint-venture transatlântica com essa mesma Latam.

No mês passado, a Qatar chegou a um acordo para deter 49% da companhia italiana Meridiana.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias