Artur Luiz Andrade   |   12/07/2016 09:13

Qatar Airways comprará 10% da Latam Airlines

Uma das empresas aéreas do Golfo, a Qatar Airways, membro da Oneworld e com sede em Doha, vai adquirir até 10% do total da participação acionária da Latam Airlines, por meio de um aumento de capital. Segundo comunicado da Katam, será realizada uma reuni&


Akbar Al Baker, Group Chief Executive da Qatar Airways, e Enrique Cueto, CEO do Latam Airlines Group
Uma das empresas aéreas do Golfo, a Qatar Airways, membro da Oneworld e com sede em Doha, vai adquirir até 10% do total da participação acionária da Latam Airlines, por meio de um aumento de capital. Segundo comunicado da Latam, será realizada uma reunião extraordinária de acionistas, no máximo até o dia 2 de setembro deste ano para propor o aumento de capital no valor de US$ 613 milhões, mediante a emissão de ações a um preço de US$10 por ação.

O anúncio foi realizado na Feira Internacional Aeronáutica de Farnborough, na Inglaterra, onde ambas as empresas foram representadas pelos seus respectivos CEOs: Akbar Al Baker, Group Chief Executive da Qatar Airways, e Enrique Cueto, CEO do Latam Airlines Group. A Qatar já tem participação no IAG, grupo que inclui a Iberia e British Airways e que também é Oneworld. A Latam negocia uma joint-venture transatlântica com o IAG.

“A Latam representa uma grande oportunidade de investimento e suporte ao desenvolvimento da nossa relação de longo prazo. Como o grupo de companhias aéreas líder na América Latina e membro da Oneworld, este investimento poderá representar futuras oportunidades para a rede global da Qatar Airways, complementando o bem-sucedido investimento que já fizemos no grupo IAG”, disse Akbar Al Baker.

"Estamos muito orgulhosos em anunciar a entrada da Qatar como acionista da Latam, o que reafirma os laços que ambas companhias já têm como membros da aliança Oneworld. Este investimento valoriza o que temos construído como Latam e respalda o projeto do grupo para o futuro. Além de fortalecer nossa posição financeira, isso nos permite explorar novas oportunidades de conectividade com a Ásia e o Oriente Médio, bem como outras áreas de cooperação", destacou Cueto. As companhias esperam que essa transação seja concluída até o fim do quarto trimestre de 2016.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18729 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.