Fernanda Cordeiro   |   19/10/2016 10:47

Estados Unidos testam robô no lugar do copiloto; vídeo

O piloto humano apenas observa o trabalho e pode desligá-lo ou mudar alguma configuração por meio de um tablet suspenso à sua esquerda.

Divulgação
Um projeto da Agência de Projetos Avançados de Defesa dos Estados Unidos (Darpa) pretende colocar robôs no lugar do copiloto. O autômato funcionaria como um equipamento ajudando o piloto em diversas partes do voo e seria acionado e direcionado por um tablet.

A ideia inicial da Darpa é usar os robôs em aeronaves das forças militares, dando assim mais tempo para a tripulação se concentrar em outras tarefas enquanto ele assume o controle.

A Aurora Flight Sciences, empresa contratada para atuar no projeto, está testando o robô em um bimotor a pistão, um Diamond DA42 e em um monomotor turbo hélice Cessna Caravan. O próximo passo será fazer experimentos em um helicóptero.
Divulgação
Em um vídeo, a Aurora Flight Sciences mostra como seria ter um robô, como copiloto. O autômato consiste em dois braços mecânicos, um conectado ao eixo do manche e outro que trabalha acionando botões e alavancas no centro do cockpit. O piloto humano apenas observa o trabalho e pode desligá-lo ou mudar alguma configuração por meio de um tablet suspenso.

A próxima fase do projeto quer introduzir comando de voz, para que o piloto possa ordenar o robô, sem precisar do uso do tablet. Além de aprimorar as câmeras que monitoram os instrumentos.

Veja o vídeo (em inglês) abaixo.


*Fonte: Airway

Tópicos relacionados