Artur Luiz Andrade   |   08/11/2016 13:50

Redução do ICMS do querosene trará mais 70 voos/dia

O presidente da Abear, Eduardo Sanovicz, revelou que tramita no Senado Federal o Projeto de Resolução 55, de autoria de Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e que estabelece o teto de 12% para cobrança do ICMS do querosene de aviação em todo o País.

Artur Luiz Andrade

BRASÍLIA – O presidente da Abear, Eduardo Sanovicz (foto), revelou que tramita no Senado Federal o Projeto de Resolução 55, de autoria de Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e que estabelece o teto de 12% para cobrança do ICMS do querosene de aviação em todo o País. A proposta é a quinta na fila de pautas do Senado e deve ser votada em breve.

Com a aprovação, as companhias aéreas se comprometem a acrescentar mais 70 voos por dia ligando o Sul, Sudeste e Centro-Oeste ao Norte e Nordeste. O presidente da Abear tem essa semana uma reunião com Renan Calheiros para apresentar os benefícios da proposta e garantir a aprovação.

“Desde a última Constituição, de 1988, ficou acordado que os Estados teriam liberdade na cobrança desse tributo. Hoje, 16 Estados possuem acordos para manter a alíquota igual ou inferior a 12%, mas convivemos com um cenário que, em São Paulo, por exemplo, o imposto chega a 25%”, afirmou Eduardo Sanovicz, completando que a taxa do ICMS para combustível em São Paulo se compara à cobrada para armas de fogo.

“Nenhum país pratica isso. É preciso mudar. E vale informar que esse é um dos motivos que impedem as empresas de oferecer passagens com preços mais interessantes.”

RETRAÇÃO
Outubro foi o 14º mês de resultados negativos para a aviação doméstica no Brasil. Sanovicz afirma que a “velocidade está diminuindo”, ou seja, os momentos difíceis estão chegando ao fim, possibilitando um “pouso suave” em breve.

Após a alta temporada, o setor deve experimentar um período de estabilização, que deve durar até o encerramento do primeiro trimestre de 2017. A partir daí, a previsão é de retomada do crescimento. A velocidade desse movimento depende não apenas de questões econômicas, lembra o dirigente, como também de uma série de negociações que a Abear está encabeçando, como melhorias em política de bagagens, manutenção de aeronaves e aluguel de espaços em solo, entre outros.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18743 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.