Henrique Santiago   |   31/01/2017 16:42

Brasil cai 30%, mas aerop. de Miami quebra recorde de pax

Problemas com zika vírus e economia afetaram América do Sul, mas aeroporto de Miami investiu na Europa e no Caribe em 2016.

Mesmo em um ano que o zika vírus assustou quem pretendia viajar pelas Américas, o aeroporto internacional de Miami, nos Estados Unidos, quebrou mais um recorde em 2016. De janeiro a dezembro, o terminal localizado no Estado da Flórida serviu quase 44,6 milhões de passageiros, maior marca já registrada. Com 234 mil viajantes a mais em relação a 2015, assegurou o sétimo ano de crescimento consecutivo.

Flickr/Chris Martin
Aeroporto de Miami recebeu mais de 44,6 milhões de passageiros
Aeroporto de Miami recebeu mais de 44,6 milhões de passageiros
Mesmo com o Brasil em queda avassaladora de 30% – 600 mil passageiros a menos deste que é o maior mercado internacional para o destino, o Aeroporto Internacional de Miami fortaleceu as operações domésticas e em países da Europa e do Caribe, segundo comunicado. O zika vírus e as dificuldades econômicas foram considerados complicadores no País e em demais destinos da América do Sul.

“Tivemos uma queda de 30% do nosso mercado internacional mais movimento [Brasil] e ainda encerramos 2016 melhor do que 2015”, resumiu o diretor de Aviação do Condado de Miami-Dade, Emilio González.

O tráfego doméstico cresceu 0,26% e alcançou 23,2 milhões de passageiros, enquanto o internacional chegou a 21,4 milhões de viajantes (+ 0,82%). Ao todo, a média anual cresceu 0,53%.

Em relação a cargas, o aeroporto transportou 2,18 milhões de toneladas em cargas (+0,37%), de acordo com o Departamento de Aviação de Miami-Dade (MDAD, em inglês). A principal porta de entrada para Miami é também um dos dez maiores centros de conexão do mundo para esse segmento.

Em 2016, o terminal abriu os portões para a chegada de dez novas companhias aéreas: Aero Union, Dominican Wings, Eurowings, KF Cargo, Northern Air Cargo, Pan American World Airways Dominicana, Scandinavian Airlines, Silver Airways, Surinam Airways e 21 Air. Paralelamente, seis novas rotas internacionais foram adicionadas ao local: Bimini (Bahamas), Colônia (Alemanha), Copenhagen (Dinamarca), Oslo (Noruega), Paramaribo (Suriname) e Varadero (Cuba).

Neste ano, mais quatro novas transportadoras desembarcarão no termina.: a mexicana Volaris, a canadense First Air, a islandesa Wow Air e a irlandesa Aer Lingus.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Henrique Santiago

Henrique Santiago tem 3136 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS