Renato Machado   |   02/02/2017 13:02

Recorde: aéreo global transportou 3,7 bilhões pax em 2016

A Iata divulgou, nesta quinta-feira, os números referentes ao tráfego de passageiros e cargas em 2016.



A Iata divulgou, nesta quinta-feira, os números referentes ao tráfego de passageiros e cargas em 2016. Com o relatório fechado, a entidade mostra que a aviação obteve melhoras na demanda, chegando a um recorde de 3,7 bilhões de passageiros em 2016. No comparativo com 2015, o crescimento na taxa de passageiros transportados por quilômetros pagos (em RPK) foi de 6,3% na escala global. Para o mercado regional brasileiro, o comentário é de preocupação pelo 17º mês em queda consecutivo.

“A indústria aérea foi uma boa história em 2016”, comemorou o diretor geral e CEO da Iata, Alexandre de Juniac. “A conectividade aumentou com o implemento de 700 novas rotas e uma queda média de US$ 44 nos tíquetes de volta ajudaram a tornar as viagens aéreas ainda mais acessíveis”, complementou. O executivo ainda celebrou o recorde de passageiros transportados: 3,7 bilhões.

Oriente Médio (+12,9%), Ásia-Pacífico (+11,2%) e Europa (+10,7%) foram os três mercados com maior crescimento percentual em RPK no comparativo 2016/2015. Com aumento de 3,1%, a América do Norte foi a região com crescimento mais lento.

De Juniac citou, como um desafio para o futuro, o trabalho em conjunto com governos para o aprimoramento de infraestrutura. “Se alcançarmos isso, teremos grande potencial para uma indústria aérea mais segura e sustentável, pronta para criar mais empregos.”

BRASIL
“A desafiante queda econômica no Brasil continua a afetar na demanda de passageiros; o RPK doméstico baixou em termos anuais pelo 17º mês consecutivo em dezembro e caiu em 5,5% em 2016 como um todo”, afirma o documento.

Ainda assim, a Iata vê um lado positivo pela baixa drástica na oferta. “A capacidade doméstica encolheu mais do que a demanda em 2016 (-5,8%). Como resultado, o fator de carga no ano para o Brasil superou a taxa dos 80% pela primeira vez desde o início da série histórica, em 1990”. Dado este que globalmente atingiu recorde histórico em 2016: 80,5%.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Renato Machado

Renato Machado tem 1403 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS