Maria Izabel Reigada   |   30/03/2017 14:40

Desoneração é tema de abertura do Wings of Change

Em sua primeira vez no Brasil, o Wings of Change tratou do tema em sua abertura, e segundo o presidente da Abear, a retirada da desoneração da folha de pagamento do setor pode gerar despesas extras de R$ 350 milhões por ano para as empresas.

Maria Izabel Reigada
Carlos Ebner, diretor da Iata no Brasil
Carlos Ebner, diretor da Iata no Brasil
RIO DE JANEIRO – O Brasil recebe pela primeira vez o evento Wings of Change, que a Iata realiza dentro do International Brazil Air Show. O diretor da Iata no Brasil, Carlos Ebner, mostrou alguns números do setor na região, destacando a baixa rentabilidade da aviação comercial. “Em 2016, a rentabilidade por passageiro na América Latina foi de US$ 1,12 para cada passageiro. Para 2017, a projeção é de US$ 0,76”, disse. “Esse resultado só não é pior que o da África”, mostrou em sua apresentação, destacando o resultado da África, com rentabilidade por passageiro negativa, de – US% 9,60 em 2016.

Mas foi a presidente da Abear, Eduardo Sanovicz, que coube o discurso menos otimista. “Infelizmente, não vou me alinhar aos discursos dos meus antecessores com boas novas, porque ontem todos vimos que minha preocupação de aumento na carga tributária concretizou-se”, disse. “O governo retirou a desoneração da folha de pagamento do setor e vamos medir o exato impacto disso”, disse, falando em despesa extra de R$ 350 milhões por ano para as empresas.

Sanovicz falou pouco depois que o representante do Ministério do Transporte, Dario Lopes, da Secretaria de Aviação Civil, afirmasse o compromisso do governo em trabalhar para desoneração da atividade e para aumento do percentual de capital estrangeiro permitido nas companhias aéreas brasileiras. “Sabemos que os 20% atualmente permitidos não são suficientes para o setor e essa será uma luta prioritária nossa”, disse na abertura do evento da Iata.

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O presidente da Abear, Eduardo Sanovicz
O presidente da Abear, Eduardo Sanovicz

Das representantes internacionais na abertura, a secretária geral da Icao, Fang Liu, e a representante da FAA, Victoria Wassmer, vieram os discursos mais positivos. A primeira defendeu maior desregulamentação para o setor no Brasil, além de relacionamento mais “harmônico entre empresas aéreas e direitos de defesa do consumidor”. Já a representante da FAA destacou os avanço em segurança nas últimas décadas.

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O representante do Ministério do Transporte, Dario Lopes, da Secretaria de Aviação Civil
O representante do Ministério do Transporte, Dario Lopes, da Secretaria de Aviação Civil

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