Maria Izabel Reigada   |   31/03/2017 14:51

Fim do ICMS no QAV traria mais 1,5 mil voos/mês

Em apresentação hoje no Landings América Latina, dentro da programação do International Brazil Air Show (Ibas), o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz (foto), voltou a defender a modernização da regulamentação do setor e a revisã

Marluce Balbino

RIO DE JANEIRO – Em apresentação hoje no Landings América Latina, dentro da programação do International Brazil Air Show (Ibas), o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz (foto), voltou a defender a modernização da regulamentação do setor e a revisão dos custos operacionais das empresas aéreas. Segundo ele, o Senado estuda o projeto que colocaria a alíquota de 12% como teto para o ICMS no querosene de aviação (QAV).

“Que mensagem vocês acham que estamos passando para os passageiros quando eles veem que o bilhete de São Paulo para Buenos Aires é mais barato que o trecho São Paulo-Fortaleza?”, questionou.

Com alíquota de 25% do ICMS para o QAV, São Paulo tem bilhetes aéreos 15% mais caros graças ao imposto. “Só a redução do ICMS no combustível já responderia por 1,5 mil voos mensais adicionais das regiões Sul e Sudeste para as demais regiões do Brasil”, explicou Sanovicz.

“Lembrando que o ICMS no combustível da aviação é uma jabuticaba da realidade brasileira. Só existe aqui”, disse. Anunciado nesta semana, o fim da desoneração da folha de pagamento deverá incrementar em R$ 350 milhões os gastos anuais das companhias aéreas, segundo a Abear.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Maria Izabel Reigada

Maria Izabel Reigada tem 8441 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS