Renato Machado   |   30/03/2017 13:00

Saiba quantas aeronaves estão em atividade no mundo

A evolução da indústria é, a cada ano, mais intensa: a Iata projeta que, em 2017, quatro bilhões de passageiros viajarão a bordo de uma aeronave comercial

É possível contabilizar quantas aeronaves estão em atividade nos céus do planeta Terra neste momento? A tarefa não é das mais simples, mas é possível. A evolução da indústria é, a cada ano, mais intensa: a Iata projeta que, em 2017, quatro bilhões de passageiros viajarão a bordo de uma aeronave comercial – o dobro da marca atingida em 2005.

O jornal Telegraph produziu, em sua versão on-line, um levantamento que tenta decifrar o número atual de aviões em operação. Com base em dados da analista de aviação Ascend, chegou-se ao número: 23,6 mil. A conta leva em consideração aeronaves de passageiros e de carga (mas também contabiliza 2,5 mil máquinas que estão armazenadas, fora de uso).

É claro que cada um tem sua forma de contabilizar o número e, por isso, há variações nos resultados. A Airlines.net, por exemplo, não leva em conta aeronaves leves (porém soma às comerciais aquelas operadas em uso militar). O resultado é um valor diferente, de 39 mil aviões em ação.

Para ser mais preciso, há quem colha dados de quantas aeronaves estão voando ao mesmo tempo. O Flight Radar 24, portal que rastreia voos em tempo real, afirma que os valores podem variar conforme dia, horário e época do ano. O número se altera, em geral, de acordo com a alta e a baixa temporada do hemisfério Norte (América do Norte e Canadá). Em janeiro e fevereiro (inverno no Norte), a média é de 13 mil voos simultâneos. Já em julho e agosto (verão), o valor sobe para 16 mil voos concomitantes.


*Fonte: Telegraph

conteúdo original: http://bit.ly/2lcaaha

Tópicos relacionados