Henrique Santiago   |   07/04/2017 16:50

Aviação global tem fevereiro positivo, dizem dados da Iata

O mês de fevereiro marcou 28 dias de alta demanda no tráfego aéreo internacional, segundo avaliação da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata). O período registrou incremento de receita de quilômetros por passageiro pag

Pixabay
O mês de fevereiro marcou 28 dias de alta demanda no tráfego aéreo internacional, segundo avaliação da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata). O período registrou incremento de receita de quilômetros por passageiro pago (RPK) de 4,8%.

Ainda abaixo do crescimento de janeiro, as comparações anuais não são 100% exatas, pois fevereiro de 2016 caiu em um ano bissexto. Ao ajustar para um dia a menos, a alta foi de 8,6%, um pouco menos que o aumento em janeiro de 8,9%. A capacidade mensal, medida em quilômetros com assentos disponíveis (ASK), aumentou em 2,7%, e a ocupação subiu 1,6% para 79,5%.

A demanda por voos internacionais no segundo mês do ano cresceu 5,8% em relação a fevereiro do ano passado. Mas, novamente, ao ajustar com o 2016 bissexto há um leve aceleramento em comparação com janeiro. A capacidade subiu 3,4% e a ocupação chegou a 78,4% (+1,8%).

Já o mercado doméstico obteve alta de 3,3% no período analisado. O Brasil, um dos dez principais do mundo, juntamente como Austrália e Estados Unidos, registrou leves quedas. Com 1,2% de share mundial, a aviação brasileira teve decréscimo de 4,8% em RPK, baixa de 5,8% em ASK e ligeiro incremento de 0,9% em ocupação, totalizando 79,4%.

DESEMPENHO LATINO
O tráfego de passageiros na América Latina teve uma performance de destaque, com alta de 5,9% comparado com fevereiro de 2016. Em resumo, a capacidade aumento 2,8%, elevando a ocupação para 81,4%, o maior índice entre todas as regiões. A alta demanda internacional dentro da América do Sul tem compensado a baixa na América do Norte, avaliou a Iata.

Atualmente, a América Latina tem uma representatividade de 5,2% da demanda de passageiros em voos internacionais, à frente apenas da África (2,2%). A liderança fica com Ásia-Pacífico (32,9%), seguida por Europa (26,4%), América do Norte (23,7%) e Oriente Médio (9,6%).

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Henrique Santiago

Henrique Santiago tem 3136 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS