Leonardo Ramos   |   07/04/2017 09:05

Tkts de ônibus on-line devem chegar a R$ 1 bi em 2017

As vendas de passagens rodoviárias pela internet devem movimentar cerca de R$ 916 milhões em 2017, segundo estudo da ClickBus; mesmo assim, comércio online ainda corresponde por apenas 5% das vendas

Reprodução Flickr/Casaforadoeixominas

A venda on-line de passagens rodoviárias, feitas por diversas plataformas de comercialização e por sites das próprias empresas, devem movimentar cerca de R$ 916 milhões em 2017, com 9,7 milhões de tíquetes vendidos. Os dados são do estudo E-Rodoviário, desenvolvido pela Clickbus, uma das grandes do setor.

A perspectiva é de que o transporte rodoviário continue crescendo, após os bons resultados do ano passado. “Apesar do momento de instabilidade econômica no país, o mercado rodoviário online foi na contramão e superou a expectativa em 2016, com 7.9 milhões de passagens vendidas e um faturamento de 743 milhões”, explicou o co-CEO da Clickbus, Fernando Prado.

FERIADOS SÃO TRUNFOS
Para o executivo, o calendário nacional deste ano também deve favorecer a venda de tíquetes de ônibus, especialmente pelo grande número de recessos. “2017 será um ano bem positivo para o turismo nacional, especialmente por ter a maior quantidade de feriados prolongados da última década, e o setor online está cada vez mais preparado para atender a essa demanda”, concluiu Prado.
Dafne Cholet/Flickr

Ainda segundo o estudo E-Rodoviário, realizado no segundo semestre de 2016, o mercado rodoviário cresce 54% ao ano e já abrange mais de 130 mil rotas em território nacional, com 112 viações no portfólio. E para a Clickbus, dois fatores condicionam esse crescimento: “mais empresas de ônibus estão aderindo ao mercado on-line e mais consumidores estão conhecendo a compra on-line no mercado rodoviário”, anunciou a empresa em comunicado.

RETRAÇÃO DA AVIAÇÃO PODE AJUDAR
“Com a retração do aéreo, a tendência é que mais pessoas optem pelo ônibus e mantenham o comportamento de compra que já têm, priorizando compras online e buscando passagens antecipadamente. A modernização do setor tem sido um árduo trabalho entre as companhias de ônibus e OTAs, como a Clickbus, e o resultado se vê com mais pessoas optando pelo modal”, explicou outro co-CEO da Clickbus, Cesário Martins.

MAIOR VENDA AINDA É FÍSICA
Mesmo com os bons números apresentados no estudo, a empresa lembra que, ao menos até dezembro de 2016, apenas 5% das pessoas que viajaram de ônibus compraram suas passagens on-line.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Leonardo Ramos

Leonardo Ramos tem 1844 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS