Leonardo Ramos   |   08/05/2017 16:32

Concorrente chinês de Airbus e Boeing faz seu 1º voo teste

Comac C919, aeronave chinesa que promete bater de frente com o A320 e o B737, realiza com sucesso voo inaugural  de 79 minutos em Xangai

COMAC
Anunciado há pouco mais de um ano e meio, o C919, avião chinês que promete chegar para concorrer diretamente com as gigantes Airbus, do A320, e Boeing, do B737, realizou seu voo inaugural. Construído pela estatal Commercial Aircraft Corporation of China (Comac), é o primeiro grande avião comercial do país oriental.

O primeiro voo teste do C919, realizado em Xangai, durou 79 minutos e foi exibido ao vivo em toda a China. A fabricante afirmou que o teste foi bem-sucedido.

Com capacidade para 168 passageiros, a aeronave tem motores produzidos nos Estados Unidos e na França, e recebeu apoio da companhia europeia Ryanair, que seis anos atrás teria firmado um Memorando de Entendimento com a Comac para "participar das discussões sobre o desenvolvimento" da aeronave.

No lançamento do modelo, em novembro de 2015, já haviam sido solicitados 517 jatos de 21 companhias da China e de países do Exterior. Na época, o diretor da Comac, Jun Zhuanglong, chegou a afirmar que o voo inaugural seria seguido de certificação e entrega para a aérea Chengdu Airlines, em 2020.

Veja abaixo o vídeo de lançamento do avião, em 2015:


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Leonardo Ramos

Leonardo Ramos tem 1844 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS