Museu em São Paulo expõe história da aviação brasileira

|

Divulgação / Museu da Casa Brasileira
A exposição trará peças em tamanhos reais e ficará aberta ao público até o dia 20 de agosto
A exposição trará peças em tamanhos reais e ficará aberta ao público até o dia 20 de agosto

A aviação brasileira tem histórias bastante interessantes para serem contadas e, sob a óptica do design, o Museu da Casa Brasileira (MCB) dará início hoje a uma exposição dedicada a temática que ficará em cartaz até o dia 20 de agosto. A mostra é feita em parceria com a Embraer e visa disponibilizar ao público o universo de criação do design nacional para artefatos concebidos para voar.

Reprodução / Facebook
Anteriormente, o museu já havia hospedado a exposição sobre Santos Dumont
Anteriormente, o museu já havia hospedado a exposição sobre Santos Dumont
“Como único museu no Brasil dedicado às questões do design, essa é a oportunidade de mostrar esta tradição brasileira e trazer a trajetória de sucesso da Embraer ao grande público. É um importante momento de reforço da missão da instituição”, explica a diretora geral do MCB, Miriam Lerner.

De acordo com a curadoria do museu, as peças expostas terão tamanhos reais, além de dispor de modelos tridimensionais de aeronaves históricas na aviação brasileira. Um dos destaques é o planador Urupema, que abre a exposição já no portão do MCB.

Outro ponto bastante atrativo, a organização ressalta, é a linha do tempo projetada. O visitante conhecerá, em diferentes ambientes do recinto, as mudanças perpassadas na aviação e como o País as assimilou — de projetos desenhados a mão em papel vegetal a sistemas virtuais. A visitação ainda é findada com a experiência em realidade virtual, através da projeção e um simulador que permite explorar o espaço interno do novo avião militar da Embraer, o KC-390.

BOEING

A fabricante norte-americana Boeing também é uma das apoiadoras da exposição com as oficinas Experimentando Design para crianças. Com inscrição gratuita, os pequenos participantes aprenderão a criar brinquedos que divertem e ensinam, como modelos de aviões de papel que possam voar por vários metros, um helicóptero que possa voar transportando um poema e um foguete para realizar testes de lançamento. Trata-se da metodologia multidisciplinar STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics, em inglês).

Para detalhes dos horários e ingressos, acesse o site do MCB.
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA