Renato Machado   |   03/07/2017 11:01

Emirates e autoridades se unem para "revolucionar aviação"

Uma parceria entre entidades aeroportuárias de Dubai promete revolucionar a experiência do passageiro na indústria da aviação – e, segundo eles, isso deve acontecer logo. O projeto Together, lançado em maio, entrará em ação no Term

Divulgação/Emirates
Uma parceria entre Emirates e entidades aeroportuárias de Dubai promete revolucionar a experiência do passageiro na indústria da aviação – e, segundo eles, isso deve acontecer logo. O projeto Together, lançado em maio, entrará em ação no Terminal 3 do Aeroporto Internacional dos Emirados Árabes Unidos, com novidades no controle em portões de embarque e no uso de biometria para a identificação de passageiros.

Apesar de lançadas neste junho, as duas iniciativas estarão completamente implementadas dentre 12 e 18 meses. A tecnologia biométrica utilizará recursos de reconhecimento facial para facilitar a passagem pela imigração e, em uma próxima etapa, dar acesso a certas áreas, como os lounges da primeira classe e da classe executiva.

O serviço estará integrado ao novo UAE Wallet, aplicativo que substitui passaportes por smartphones. A identificação funciona com o armazenamento prévio de imagens do usuário, seja utilizando quiosques nas áreas de check-in, seja tirando uma selfie em seu celular (algo que a Gol anunciou recentemente, no caso adaptando para o check-in).

A outra medida funciona justamente com base no reconhecimento facial do UAE Wallet. Uma vez validada a entrada de um passageiro por meio de sua biometria, o sistema já libera essa pessoa de algumas etapas do processo migratório. O “One Gate”, como foi apelidado, deve substituir as e-gates e os balcões tripulados, na qual equipes checam manualmente passagens e passaportes.

A proposta só será possível por conta de uma colaboração conjunta de diversas autoridades aeroportuárias locais. Além da própria companhia aérea, Emirates, participam do projeto a alfândega de Dubai, o diretório geral de relações exteriores (GDFRA), a polícia de Dubai e o aeroporto local.

“Em linha com a visão do governo, que pretende ser um líder mundial em serviços, nós também estamos avaliando o uso da biometria para melhorar o acesso dos passageiros pela imigração”, afirma o Major General do GDFRA Mohammed Ahmed Almarri. “Acreditamos que isso fará com que sejamos mais eficientes, tenhamos mais tempo para focar em outras prioridades e, principalmente, promova uma experiência aprimorada para o viajante.”

O vice-presidente e COO da Emirates, Adel Al Redha, comemora a parceria com o grupo mantenedor do aeroporto, o qual descreve “apoiador e progressista”. “Mesmo que signifique investir em equipamentos, treinamento e mudança de processos, todos os parceiros estão focados em adotar novas tecnologias e formas de pensar”, afirmou, que completou: “nós estamos todos na mesma página em relação ao desejo de entregar a melhor experiência ao visitante.”

Tópicos relacionados