Raphael Silva   |   21/08/2017 12:26

Conaero adota medidas para reduzir espera nos aeroportos

Programa Nacional de Facilitação do Transporte Aéreo prevê medidas para facilitar o trânsito de passageiros pelos aeroportos do País

Portal da Copa
Profal quer diminuir ao máximo o tempo de espera dos passageiros nos aeroportos brasileiros
Profal quer diminuir ao máximo o tempo de espera dos passageiros nos aeroportos brasileiros
Com o objetivo de eliminar obstáculos e reduzir o tempo de espera dos passageiros nos aeroportos, a Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero) anunciou, nesta sexta-feira (18), novas regras para facilitar embarques e desembarques no País. Medidas como a maior utilização de sistemas de e-Gate para agilizar a verificação de passaporte e compra de equipamentos para atender passageiros com necessidade de assistência especial (PNAE's) são algumas das medidas reveladas no Programa Nacional de Facilitação do Transporte Aéreo, o Profal.

O documento publicado pela Conaero no Diário Oficial da União contém regras e orientações a todos os órgãos públicos que atuam dentro dos aeroportos brasileiros. Os itens preveem a facilitação no trânsito de aeronaves civis, tripulantes, passageiros, bagagens, cargas, malas postais e provisões de bordo.

Diretora do Departamento de Planejamento e Gestão Aeroportuária, Fabiana Todesco aponta que o objetivo do trabalho foi revisar e criar regras, padrões e procedimentos para deixar a aviação do País em conformidade com os compromissos assumidos na Convenção de Chicago, que teve 54 países como signatários, incluindo o Brasil.

Divulgação/ Copastur
Sistema de e-Gate já é utilizado em alguns dos principais aeroportos do País
Sistema de e-Gate já é utilizado em alguns dos principais aeroportos do País
O sistema de e-Gate, em que a verificação do passaporte dos cidadãos brasileiros é feita eletronicamente, já utilizado em Guarulhos (SP), Viracopos (SP), Confins (MG) e Galeão (RJ) e faz o controle automatizado de fronteiras com leitura segura e rápida dos passaportes. Com ele, cada viajante demora, em média, 15 segundos para ser identificado e liberado pelo equipamento.

Rampas de acesso a aeronaves a serem utilizadas em aeroportos regionais, que não dispõem de pontes de embarque, também estão previstos no documento. De acordo com o documento, a aquisição e entrega destes equipamentos está em trâmite junto ao Ministério dos Transportes.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Raphael Silva

Raphael Silva tem 1458 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS