Leonardo Ramos   |   04/09/2017 10:29

Reino Unido investe para usar lixo como combustível aéreo

Departamento de Trânsito do Reino Unido irá financiar o desenvolvimento de combustíveis a partir do lixo, para aeronaves e caminhões; expectativa é que cinco fábricas de combustíveis com baixa emissão de carbono sejam criadas até 2021.

Wikicommons
Aeronaves de passageiros poderão, em breve, ser abastecidas com combustíveis desenvolvidos a partir do lixo. A aposta é do Departamento de Trânsito do Reino Unido, que segundo o Travel Weekly, deve destinar 22 milhões de libras, o equivalente a cerca de R$ 90 milhões na cotação de hoje, para o desenvolvimento de combustíveis com base em resíduos que possuam baixo teor de carbono.

Segundo o órgão britânico, o combustível resultante poderá ser utilizado para aeronaves e caminhões, e seria uma resposta a crescente preocupação com poluição e danos ambientais causados pelo excesso de lixo e pela alta emissão de carbono, uma vez que os novos combustíveis conteriam baixo teor do gás.

De acordo com a matéria, testes de combustíveis sustentáveis feitos a partir do lixo já foram realizados na Europa e na América do Norte. Além disso, 70 grupos já teriam manifestado interesse em participar da licitação do Departamento de Trânsito britânico para desenvolver propostas e pesquisas similares no Reino Unido, utilizando resíduos que seriam destinados a aterros sanitários.

Segundo a entidade, os novos combustíveis testados eram "quimicamente similares aos combustíveis convencionais", e poderiam ser utilizados em aeronaves sem a necessidade de adaptação de seus motores.

"Estamos empenhados em reduzir as emissões de carbono e promover novos combustíveis ecológicos, que nos ajudarão a atingir esse objetivo", afirmou o ministro de transportes inglês, Jesse Norman."Estamos disponibilizando fundos para empresas inovadoras que liderarão o desenvolvimento de combustíveis alternativos que sejam eficientes, sustentáveis e limpos", continuou.

A expectativa é que, com o financiamento do governo britânico, cinco novas fábricas de combustíveis com baixa emissão de carbono sejam criadas até 2021.

"Queremos que cada novo carro e van no Reino Unido alcancem emissão zero até 2040, mas sabemos que os caminhões e os aviões dependerão de combustíveis mais tradicionais; por isso devemos promover alternativas favoráveis ao meio ambiente", argumentou, por fim, o ministro de transportes inglês, Jesse Norman.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Leonardo Ramos

Leonardo Ramos tem 1844 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS