Henrique Santiago   |   19/09/2017 19:30

Ryanair: cancelamentos devem afetar imagem, diz analista

Analistas de mercado acreditam que a Ryanair pode ter a imagem impactada negativamente com o cancelamento de mais de dois mil voos.

Na última semana, a Ryanair confirmou o cancelamento de mais de dois mil voos nos próximos 40 dias para alinhar os índices de pontualidade. De acordo com a low cost, os indicadores estavam abaixo de 80% nas duas primeiras semanas de setembro, motivando essas alterações.

De hoje até 31 de outubro, cerca de 50 voos serão cancelados em nove aeroportos da Europa diariamente, incluindo o hub em Dublin, Lisboa e Barcelona. Embora a companhia aérea adote uma postura de que as mudanças vão afetar apenas 2% dos seus passageiros e se desculpe pelo ocorrido– e a concorrência agradeça, o mercado não reagiu bem e vê um horizonte preocupante para a transportadora irlandesa.

Divulgação Ryanair
Conhecida pelo serviço econômico e tarifas abaixo de dez euros, a aérea pode retomar uma imagem incômodo de oferecer um serviço predatório aos seus clientes, segundo análise da Bloomberg.

“É o potencial de danos a longo prazo que preocupa. O pobre trabalho de relações públicas pode deter futuras reservas e pode adiar uma demanda mais sensível ao tempo, como viagens de negócios, se ela for vista como não confiável e menos pontual”, destacou o analista da RBC Capital Markets, Damian Brewer.

A causa principal do cancelamento está enraizada no crescimento agressivo da Ryanair. Seus funcionários tiveram a agenda comprometida, causando um atraso nas férias. Consequentemente, as autoridades irlandesas foram alertadas sobre esse direito. “Nós bagunçamos o planejamento de férias dos pilotos, mas estamos trabalhando duro para corrigir isso”, disse o diretor de Marketing Kenny Jacobs.

Os cancelamentos diários devem impactar cerca de 385 mil passageiros. As ações da aérea, por sua vez, têm caído uma média de três pontos por dia desde o anúncio do reposicionamento.


*Fonte: Bloomberg

conteúdo original: https://bloom.bg/2xK3i3I

Tópicos relacionados