Henrique Santiago   |   03/10/2017 17:58

Novo avião supersônico poderia fazer rota Brasil-EUA em 4h

O modelo SX 1.2, um protótipo não tripulado a escala, irá ajudar a validar o S-512 Supersonic Jet.


Divulgação/Spike Aerospace

Imagine só voar do Brasil para os Estados Unidos em quatro horas e meia, ou para Londres em menos de seis horas. Se tal ideia parece ser distante, tem quem deposite total confiança para tornar realidade o quanto antes.

Essa é a promessa da Spike Aerospace, uma empresa que começou a desenvolver o avião supersônico SX-1.2, e realizou na última semana o primeiro voo teste. O modelo, um protótipo não tripulado a escala, irá ajudar a validar o S-512 Supersonic Jet.

Esses testes iniciais têm o intuito de analisar a estabilidade e o controle da aeronave executiva em velocidade baixa do voo, como a decolagem e o pouso. Para se ter uma ideia, a velocidade máxima do jato atingirá 1.770 quilômetros por hora, enquanto os aviões comerciais de grande porte, como Airbus 350 ou Boeing 787 Dreamliner, têm um alcance médio de 980 quilômetros por hora.

“Nós fizemos muitas análises usando ferramentas e simulações de dinâmica de fluídos computacionais, mas até que você tenha uma aeronave no ar, você realmente não tem provas de como ela irá lidar”, explicou o presidente e diretor executivo da Spike Aerospace, Vik Kachoria.

Divulgação/Spike Aerospace
O modelo S-512 é indicado tanto para quem viaja a lazer ou a negócio, com uma configuração interior que destaca o luxo e o conforto, com poltronas individuais e detalhes da decoração com tons claros e escuros.

O diferencial fica por conta da cabine Multiplex Digital, que deve ser patenteada pela marca. Seu interior conta com telas expansivas de alta definição por cada lado do jato privativo, podendo exibir filmes, apresentações de trabalho etc.

A empresa tem a intenção de começar a operar voos no início de 2021, com a entrega aos clientes a partir de 2023. O jato supersônico S-512 irá comportar até 22 passageiros e terá o alcance de cerca de dez mil quilômetros e a velocidade de cruzeiro de Mach 1.6 , o que, segundo a fabricante, reduz em 50% o tempo de voo.

Tópicos relacionados