Raphael Silva   |   27/11/2017 11:56

Aéreas assinam acordo de cooperação operacional em GRU

Assinatura referente ao projeto A-CDM aponta para uma otimização operacional, com diversos benefícios para todas as aéreas operantes e ao próprio aeroporto

Na semana passada, um acordo de cooperação coletiva envolvendo o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e todas as companhias aéreas que operam em GRU foi assinado em prol de uma otimização operacional do equipamento e, assim, também das empresas envolvidas.

O acordo tem como principal objetivo melhorar o desempenho da gestão de operacionalidade nos aeroportos por intermédio da troca de informações precisas entre os participantes. Além das aéreas e da administradora GRU Airport, empresas auxiliares também atuarão pela iniciativa.

Portal da Copa/ Divulgação
Projeto A-CDM prevê otimização operacional e diversos benefícios mútuos ao GRU e as companhias aéreas
Projeto A-CDM prevê otimização operacional e diversos benefícios mútuos ao GRU e as companhias aéreas
Entre os benefícios operacionais do projeto está a redução do processo de turnaround de aeronaves (tempo de permanência no solo entre o pouso e uma nova decolagem), otimizando, assim, o uso da infraestrutura e dos recursos humanos e financeiros. Melhora na pontualidade, aperfeiçoamento da aderência aos slots no aeroporto e até a identificação precoce de problemas também figuram entre os pontos positivos que a iniciativa prevê.

"A implementação de uma metodologia colaborativa é um marco. Vamos trazer o máximo de rendimento ao nosso trabalho com a melhoria do serviço para o usuário final, que é o passageiro", explicou o gerente do programa A-CDM no Brasil, Marcos Abreu.

A-CDM é a sigla em inglês para "Aeroporto - Tomada de Decisão Colaborativa" e nome do programa que será implantado no principal aeroporto do País ao longo dos próximos 36 meses, de 2017 a 2020, e que deve ganhar espaço em outros 16 aeroportos pelo Brasil, sendo que os menores ganharão uma torre integrada para se beneficiar das vantagens do acordo.

De acordo com Abreu, a primeira fase do projeto terá início já em março de 2018. Até a metade - 18 meses -, a expectativa é de que o programa já estará em sua plenitude operacional.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Raphael Silva

Raphael Silva tem 1458 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS