Janize Colaço   |   01/11/2017 15:00

Airbus obtém lucro de € 348 milhões no terceiro trimestre

Com um crescimento de 2% nas vendas, a montadora francesa alcançou a marca de 348 milhões de euros — um valor muito acima dos 50 milhões de euros obtidos no mesmo período do ano passado. Ao longo dos noves meses do ano, o lucro foi de 1,85 bilhão de euros.

Divulgação/ Airbus

A Airbus reportou ontem (31) os resultados financeiros obtidos no terceiro trimestre do ano. Com um crescimento de 2% nas vendas, a montadora francesa alcançou a marca de 348 milhões de euros — um valor muito acima dos 50 milhões de euros obtidos no mesmo período do ano passado. Ao longo dos noves meses do ano, o lucro foi de 1,8 bilhão de euros.

De acordo com o relatório, para o terceiro trimestre, a receita passou de 13,9 milhões de euros para 14,2 milhões, contudo, o lucro antes de juros e impostos (Ebit) recuou 4%, ficando na margem dos 697 milhões de euros. No acumulado do ano, a Airbus obteve um valor de caixa líquido de 6,7 bilhões de euros.

Segundo a montadora, parte do desempenho reportado se deve às multas recebidas por uma investigação de suborno no Reino Unido e na França, que provocou também uma averiguação interna por uso de intermediários nas vendas de aviões comerciais.

IMPASSE COM OS ESTADOS UNIDOS
Outra polêmica abordada no relatório é em relação a descoberta de imprecisões nas vendas de tecnologias bélicas aos Estados Unidos. A empresa anunciou que havia informado às autoridades estadunidenses várias lacunas existentes sobre o uso de agentes de vendas e comissões, a fim de garantir exportações militares.

Segundo o Bloomberg, a falha pode significar uma violação na regulação sobre o comércio internacional de armas do país. Apesar disso, a Airbus afirma que está cooperando com as autoridades, porém não foi capaz de estimar o tamanho da penalidade que poderá sofrer.

Tópicos relacionados