Marcos Martins   |   19/10/2017 13:27

A330neo faz primeiro voo no sudoeste da França

Decolagem aconteceu na manhã desta quinta-feira e dá início ao programa de certificação

H. Gousse/ Airbus
Aeronave inicia fase de testes
Aeronave inicia fase de testes
O primeiro A330neo fez o seu voo inaugural na manhã de hoje, com decolagem às 9h57 (horário local), no Aeroporto de Toulouse-Blagnac, na França. O modelo utilizado nesta quinta-feira foi um A330-900, que compõe o trio de aeronaves para voo-teste, com motores Rolls-Royce Trent 7000.

O programa de desenvolvimento para certificação do A330neo terá 1,4 mil horas no total: 1,1 mil horas para o A330-900 ganhar certificações do tipo EASA e FAA, e mais 300 horas para o A330-800, que serão finalizadas em 2019.

Lançada em julho de 2014, a mais recente geração de fuselagem larga (widebody) da fabricante reduz o consumo de combustível em mais de 14% por assento, de acordo com a Airbus. As duas versões do Neo (A330-800 e A330-900) vão acomodar 257 e 287 passageiros, respectivamente, em uma disposição dos bancos de três classes. A companhia portuguesa Tap será a primeira a utilizar o modelo, que começa a ser entregue em 2018.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Marcos Martins

Marcos Martins tem 2880 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS