Raphael Silva   |   06/11/2017 13:26

Iata destaca impacto dos furacões e recuperação do Brasil

Irma e Maria foram decisivos nos piores índices da aviação internacional desde fevereiro 


Flickr/Thomas Rousing
Crescimento de 5,7% no número de passageiros transportados por quilômetro é o menor desde fevereiro
Crescimento de 5,7% no número de passageiros transportados por quilômetro é o menor desde fevereiro
A passagem dos furacões Irma e Maria influenciaram diretamente no pior índice de passageiros internacionais dos últimos meses. A Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata) divulgou os resultados integrais de passageiros aéreos em setembro, mês que apresentou o menor crescimento desde fevereiro, atingindo 5,7% de alta em comparação ao mesmo período de 2016.

A comparação mês por mês também mostra os efeitos dos furacões na região do Caribe. Pela primeira vez nos últimos sete meses o volume de passageiros foi menor de um mês para o outro, afetando, em muito, as rotas das companhias aéreas norte-americanas. Elas, ainda, foram as mais afetadas, tendo uma queda no crescimento RPK, de 5,6% [em agosto] para 3% neste mês.

O mercado América Latina, por sua vez, teve alta de 7,1%, mesmo número da Europa. O maior (+8,7%) foi para trechos rumo à região da Ásia-Pacífico.

BRASIL EM RECUPERAÇÃO

Os resultados da Iata também destacam a recuperação do mercado aéreo no Brasil. Após crescer 5,5% em agosto, o RPK doméstico voltou a ter alta, agora de 6,5%, em setembro, apresentando o resultado mais otimista desde julho de 2015.

"Com a contínua recuperação da economia, os índices domésticos tendem a ter um crescimento anual de dois dígitos", constatou a Iata em comunicado.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Raphael Silva

Raphael Silva tem 1458 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS