Movida

Marcos Martins   |   14/11/2017 15:09

Pilotos da Avianca retornam ao trabalho após greve

Companhia aérea sofreu com cancelamentos e prejuízo milionário

Divulgação/Avianca Holdings
Avianca retoma gradualmente as operações na Colômbia
Avianca retoma gradualmente as operações na Colômbia
Os pilotos da Avianca, membros da Associação Colombiana de Aviadores Civis (ACDAC), anunciaram na última sexta-feira (10) o fim da greve que durou 51 dias, considerada ilegal pela empresa, após chegarem a um acordo. Os trabalhos foram normalizados nesta segunda-feira, após a empresa recorrer a pilotos estrangeiros para suprir a ausência de funcionários.

A decisão foi tomada depois que o defensor público Carlos Alfonso Negret enviou à ACDAC uma proposta de suspensão da greve, afirmando que a empresa concordou em oferecer as garantias solicitadas pela associação, que anteriormente foram recusadas.

Segundo informações do jornal El Tiempo, Negret tomou a atitude logo na sequência de uma reunião com a ministra do Trabalho, Griselda Restrepo, e o presidente da Avianca Holdings, Hernán Rincón, que estava fora do país. Entretanto, apesar da assinatura da ata, essa não é a decisão final da Suprema Corte de Justiça, que ainda está analisando o caso.

VOLTA AO TRABALHO
Cumprindo os protocolos de segurança, a Avianca convocou ontem (13) cerca de 500 pilotos e copilotos no primeiro dia de reincorporação, em Bogotá, Cali, Medellín e Barranquilla, cidades nas quais a maior parte da operação colombiana está concentrada.

A partir desta semana, haverá uma reunião comandada por especialistas em recursos humanos, trabalho e aviação, que fornecerão aos pilotos as indicações para um retorno seguro às operações. O processo “inclui uma avaliação psicossocial e competências não-técnicas através de ferramentas de fisiologia do voo", explicou a companhia.

Com isso, a normalização será gradual e pode demorar mais de um mês, já que mais de 40 aeronaves permanecem estacionadas e não devem operar voos imediatamente, segundo reportagem do jornal colombiano.


*Fonte: El Tiempo

conteúdo original: http://bit.ly/2AyZvEE

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias