Leonardo Ramos   |   14/12/2017 15:28

Low-cost Niki, da falida Air Berlin, encerra hoje operações

Aérea austríaca foi fundada pelo ex-piloto de F1 Niki Lauda, e operou por 14 anos; encerramento acontece após UE cancelar compra da low-cost pela Lufthansa

Wikimedia/Ken Fielding
Aérea austríaca foi fundada pelo ex-piloto de F1, Niki Lauda, e operou por 14 anos
Aérea austríaca foi fundada pelo ex-piloto de F1, Niki Lauda, e operou por 14 anos
A companhia aérea austríaca Niki, low cost fundada em 2003 pelo ex piloto de Fórmula 1 Niki Lauda, encerrou nesta sexta (14) suas operações após a falência da empresa-mãe Air Berlin, em outubro, proprietária do grupo do qual fazia parte.

A transportadora continuou operando mesmo após a Air Berlin encerrar seus voos, sob a expectativa de ser adquirida pelo grupo Lufthansa. A aérea alemã chegou, inclusive, a assinar um acordo de 210 milhões de euros pela compra de parte da Air Berlin, que incluía as subsidiária Niki e ainda a LGW; ambas seriam aderidas pela Eurowings, low cost do grupo alemão.

O plano, porém, foi por água abaixo após uma negativa da Comissão da União Europeia para o negócio, levando a Lufthansa a desistir da compra. Seguindo comunicado do grupo alemão, a Comissão "indicou claramente que uma aquisição da Niki e sua integração ao Grupo Eurowings não seriam aprovadas", e que "com base nesta avaliação, uma aquisição da Niki pela Eurowings não está mais nos planos".

A Niki anunciou em seu próprio site o encerramento de seus voos. "As operações de voo da Niki Luftfahrt GmbH sob o código HAG da IATA cessarão a partir de 14 de dezembro", afirmou a aérea em comunicado.

Para quem já adquiriu passagens da companhia, duas soluções foram propostas, uma para quem comprou o bilhete da própria aérea, e outra para quem adquiriu através de agências e operadoras:

"Os passageiros que reservaram o seu voo através de um operador turístico devem contactar diretamente o mesmo. O operador turístico é responsável por acomodar esses passageiros. Para os que reservaram o seu voo diretamente com a Niki, várias companhias aéreas organizaram voos de repatriação do exterior para a Alemanha, Áustria e Suíça para o período até 31 de dezembro de 2017. As seguintes companhias aéreas participam: Condor, Eurowings, Germania, Lufthansa, Austrian Airlines, Swiss e Tuifly".

Os contatos das aéreas citadas para quem foi prejudicado com o cancelamento de voos estão disponíveis no site da Niki, flyniki.com.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Leonardo Ramos

Leonardo Ramos tem 1844 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS