Gabriel Guirão   |   30/09/2009 11:59

Pedro Janot (Azul) critica duopólio, Anac e Infraero

O presidente da Azul Linhas Aéreas, Pedro Janot, ministrou uma palestra hoje, na Câmara Britânica de Comércio e Industria no Brasil de São Paulo (Britcham-SP), com o tema “Os desafios de uma nova empresa aérea no Brasil”. E qual é o maior desafio? “Hoje é o duopólio.

O presidente da Azul Linhas Aéreas, Pedro Janot, ministrou uma palestra hoje, na Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil de São Paulo (Britcham-SP), com o tema “Os desafios de uma nova empresa aérea no Brasil”. E qual é o maior desafio? “Hoje é o duopólio. As duas companhias [Tam e Gol] entraram em uma guerra tarifária que abalou todo o mercado”, disse Janot, durante sua apresentação.

De acordo com o executivo, quando a Gol entrou no mercado ela tinha tarifa menores, mas o cenário mudou e ela aumentou preços e manteve os mesmos serviços. “As altas tarifas com baixa qualidade de serviço não são boas para a companhia. Não sei que mercado eles querem atingir. E a Tam até perdeu market share nos últimos meses”, pontuou.

Além disso, Pedro falou sobre a expectativa da companhia para o final do ano. “Vamos transportar nosso passageiro dois milhões”, referindo-se sobre o fluxo de passageiros da aérea. Em agosto a companhia transportou o milionésimo cliente. Neste mesmo mês a companhia registrou um crescimento de 26%, em relação ao mesmo período de 2008. No entanto, o próximo milionésimo cliente que o presidente pretende atingir é no programa de milhagens Tudo Azul. A meta é atingir o número até o final do ano. Atualmente, o Tudo Azul possui 500 mil associados.

De acordo com Janot, em 2013, a Azul voará para 26 cidades e contará com 57 aeronaves.

Questionado se ainda existe espaço para outras companhias low cost como Ryan Air e Easy Jet no Brasil, Janot foi direto. “Sim. Diferente do que já foi dito por outras companhias, nós temos chance para ampliar o mercado, que hoje é pobre”, alfinetou o dirigente, pontuando mais uma falha na aviação brasileira. “Ou a aviação avança, ou teremos outro apagão aéreo. O presidente da Infraero muda sempre e a Anac é uma criança que obedece a pressão política e se acovarda. Isso precisa mudar”.

Para encerrar, Janot pediu mais uma vez o apoio dos agentes de viagens para vender o produto Azul e sorteou passagens da companhia. “Vendam. Não estou pedindo um favor. Estou pedindo que mostrem nosso produto para o público final”, encerrou.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Gabriel Guirão

Gabriel Guirão tem 2813 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS