Rafael Faustino   |   15/03/2016 17:09

Euromonitor: Brasil terá 5% mais chegadas em 2016

Em ano de Olimpíada, o receptivo brasileiro espera a vinda de muitos turistas do Exterior para compensar as dificuldades do mercado local. E, segundo dados apresentados pela Euromonitor no Fórum PANROTAS Tendências do Turismo 2016, essas chegadas deverão crescer pelo menos 5% neste ano, sobre 2015.

Em ano de Olimpíada, o receptivo brasileiro espera a vinda de muitos turistas do Exterior para compensar as dificuldades do mercado local. E, segundo dados apresentados pela Euromonitor no Fórum PANROTAS Tendências do Turismo 2016, essas chegadas deverão crescer pelo menos 5% neste ano, sobre 2015.

Quem apresentou os números foi a diretora de Pesquisa em Viagens e Turismo da Euromonitor International, Caroline Bremner. “O receptivo local crescerá 5% neste ano, mas, particularmente, acredito que ficará acima disso”, previu ela, em uma apresentação que teve como foco as mudanças trazidas pela tecnologia nas reservas de viagens.

Caroline apontou que o futuro está na combinação do mundo físico – que não perderá importância, segundo ela – com o virtual, em especial o mobile. E citou o caso do Brasil, que, apesar de já ter uma taxa de 1,3 smartphone por família atualmente, ainda possui apenas cerca de 10% das viagens vendidas online, e uma porção menor ainda via telefones inteligentes.

“As pessoas preferem pesquisar para depois fechar com as agências de viagens, porque assim têm uma sensação de segurança na compra”, explicou a diretora da Euromonitor. Por isso, a chave, segundo ela, em entender os múltiplos canais que influenciam a decisão de viajar das pessoas contemporâneas, combinando soluções para todos eles. “Não somente as OTAs e os sites de avaliação, mas as próprias redes sociais e mecanismos de busca influem”, lembrou.

Com os avanços no setor, Bremner espera que, de 1,5 bilhão de chegadas por ano no mundo inteiro, as viagens cheguem a 1,8 bilhão em 2030.

SOBRE O EVENTO
O Fórum PANROTAS 2016 ocorre nos dias 15 e 16 de março, no Golden Hall do WTC Events Center, na capital paulista. Em sua 14ª edição, o evento tem aliança institucional com a CNC, Sesc e Senac, o apoio institucional do Ministério do Turismo e patrocínio do Chile, CVC, Air France-KLM, Delta, Gol, Best Western Hotels & Resorts, GJP Hotels & Resorts, HRS Global Hotel Solutions, México, Pernambuco, R1 Soluções Audiovisuais, Sabre, Tap, Beto Carrero World, Esferatur Orinter, GTA Global Travel Assistance, Localiza, Omnibees, Reserve, Visit Orlando, B4T Comm, Cep Transportes, Vice Versa Traduções e programa carbono neutro pela Tour House.

Tópicos relacionados