Movida

Maria Izabel Reigada   |   11/07/2016 14:34

MTur: Menos 20% dos brasileiros pensam em viajar

Nem 20% da população brasileira pensa em viajar nos próximos seis meses. É o que indica o Estudo Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, do Ministério do Turismo.

Nem 20% da população brasileira pensa em viajar nos próximos seis meses. É o que indica o Estudo Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, do Ministério do Turismo. A pesquisa traz os dados de junho e mostra que apenas 19,7% dos entrevistados pretendem viajar nos próximos seis meses. Realizada mensalmente, desde janeiro deste ano o índice não alcança 20%, tendo atingido seu mínimo em março, quando apenas 17% dos entrevistados disseram ter intenção de viajar nos seis meses seguintes.

Flickr.com/fernando_dallacqua
Com destinos como Salvador, o Nordeste é a região que mais inspira os poucos brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses

Entre os que viajarão, no entanto, os destinos domésticos são a preferência de 83,6%, com o Nordeste liderando a intenção de viagens ao estar presente nas respostas de 41,4% dos entrevistados. Em segundo lugar aparecem os destinos do Sudeste, com 26,7% da preferência, seguidos pelos Estados do Sul (17,9%), do Norte (8,1%) e do Centro-Oeste (5,9%). “Os brasileiros estão redescobrindo o País e com a proximidade dos Jogos Olímpicos Rio 2016 essa tendência deve se intensificar. O Turismo de ser visto como uma atividade econômica importante, geradora de emprego e rende. É um setor que responde rapidamente aos estímulos”, disse o ministro interino do Turismo, Alberto Alves.

Entre os brasileiros que pretendem viajar, 55,9% deverão utilizar aviões como meio de transporte. Dos 19,7% de brasileiros que devem fazer viagens nos próximos seis meses, 49,7% afirmaram que se hospedarão em hotéis e pousadas, enquanto outros 39,3% disseram optar por casas de parentes e amigos. O estudo do MTur, realizado em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, é realizado mensalmente com duas mil pessoas em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Juntas, as sete capitais brasileiras monitoradas representam 70% do fluxo turístico do Brasil.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias