Maria Izabel Reigada   |   11/07/2016 14:34

MTur: Menos 20% dos brasileiros pensam em viajar

Nem 20% da população brasileira pensa em viajar nos próximos seis meses. É o que indica o Estudo Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, do Ministério do Turismo.

Nem 20% da população brasileira pensa em viajar nos próximos seis meses. É o que indica o Estudo Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, do Ministério do Turismo. A pesquisa traz os dados de junho e mostra que apenas 19,7% dos entrevistados pretendem viajar nos próximos seis meses. Realizada mensalmente, desde janeiro deste ano o índice não alcança 20%, tendo atingido seu mínimo em março, quando apenas 17% dos entrevistados disseram ter intenção de viajar nos seis meses seguintes.

Flickr.com/fernando_dallacqua
Com destinos como Salvador, o Nordeste é a região que mais inspira os poucos brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses

Entre os que viajarão, no entanto, os destinos domésticos são a preferência de 83,6%, com o Nordeste liderando a intenção de viagens ao estar presente nas respostas de 41,4% dos entrevistados. Em segundo lugar aparecem os destinos do Sudeste, com 26,7% da preferência, seguidos pelos Estados do Sul (17,9%), do Norte (8,1%) e do Centro-Oeste (5,9%). “Os brasileiros estão redescobrindo o País e com a proximidade dos Jogos Olímpicos Rio 2016 essa tendência deve se intensificar. O Turismo de ser visto como uma atividade econômica importante, geradora de emprego e rende. É um setor que responde rapidamente aos estímulos”, disse o ministro interino do Turismo, Alberto Alves.

Entre os brasileiros que pretendem viajar, 55,9% deverão utilizar aviões como meio de transporte. Dos 19,7% de brasileiros que devem fazer viagens nos próximos seis meses, 49,7% afirmaram que se hospedarão em hotéis e pousadas, enquanto outros 39,3% disseram optar por casas de parentes e amigos. O estudo do MTur, realizado em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, é realizado mensalmente com duas mil pessoas em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Juntas, as sete capitais brasileiras monitoradas representam 70% do fluxo turístico do Brasil.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Maria Izabel Reigada

Maria Izabel Reigada tem 8440 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS