Janize Colaço   |   22/09/2016 11:02

Turismo catarinense deverá crescer 20% neste verão

A Santur prevê que no próximo verão o litoral catarinense bata um novo recorde de turistas. A estimativa, feita com base em dados da movimentação registrada até agora e também repassadas por companhias aéreas e outras empresas do setor, &e

A Santur prevê que no verão deste ano o litoral catarinense irá bater um novo recorde de turistas. A estimativa, feita com base em dados da movimentação registrada até agora e também repassadas por companhias aéreas e outras empresas do setor, é de que haja 20% de visitantes a mais em comparação com 2015.

Além disso, informações da Infraero também confirmam a tendência, sobretudo de visitantes oriundos da América Latina. Um dos motivos para o aumento da movimentação se deve ao câmbio favorável que, com a valorização do dólar, faz com que o País se torne mais barato e atrativo aos turistas.
Flickr.com/zecafona
Cidade de Florianópolis
Cidade de Florianópolis
TURISTAS INTERNACIONAIS
De acordo com o levantamento feito pela Infraero, 472 voos charter vindos da América Latina foram aprovados, sendo 396 da Argentina, 65 do Chile e 11 do Paraguai. Diante de tal situação, a empresa argentina Flecha Bus adquiriu recentemente 80 ônibus para ampliar a oferta do serviço com destino ao litoral catarinense.

Em paralelo, a Santur tenta firmar um acordo com a Aerolíneas Argentinas, com a intenção de que a empresa ofereça voos partindo especialmente do Norte e Nordeste argentino com destino ao aeroporto de Navegantes (SC). Entretanto, a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) não recebeu ainda nenhuma consulta para o novo trecho.

TURISTAS NACIONAIS
O número de visitantes brasileiros também deverá crescer. Entre janeiro e junho de 2016, a CVC registrou um crescimento de 14% de turistas com destino ao litoral catarinense em comparação com o mesmo período do ano passado. Os visitantes vinham, na maioria, de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Ainda segundo a CVC, os destinos mais procurados foram Balneário Camboriú, seguido por Florianópolis.

Para os brasileiros, com poucos recursos de viajarem ao exterior – já que o câmbio deixou o real desvalorizado em relação ao real –, os destinos nacionais agora são mais procurados. A região sul é mais buscada por turistas do sudeste sobretudo pelo preço um mais acessível que ao nordeste e belezas naturais tão fascinantes quanto.

QUEIXAS
Na pauta de queixas, a balneabilidade vem em segundo lugar, atrás apenas da mobilidade – tanto modal quanto aérea. Após o escândalo dos vazamentos de esgoto na última temporada, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) passou a fazer uma série de ações. Houve um crescimento na fiscalização de ligações clandestinas e do despejo irregular de caminhões fossa, que passaram a ser rastreados.

“Estamos ampliando a rede e a capacidade de abastecimento de água e melhorando a coleta e o tratamento de esgoto. Também tivemos que aumentar a segurança porque tivemos roubos de cabeamento em estações”, afirmou o Superintendente de Negócios da Casan, Lucas Arruda.

No entanto, ao ser questionado se há garantias de que o acontecido no verão passado não se repetirá, Arruda disse que "isso não depende só da Casan". Para ele, é preciso, além da fiscalização, a conscientização de moradores e empresas.


*Fonte: Diário Catarinense

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Janize Colaço

Janize Colaço tem 1826 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS