Da Redação   |   20/10/2016 10:50

Atividade econômica do País teve queda brusca em agosto

De acordo com os dados divulgados hoje pelo Banco Central, a atividade econômica no Brasil retraiu em agosto. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central dessazonalizado, isto é, ajustado para o período, teve queda de 0,91% se comparado a julho. Essa foi a maio

De acordo com os dados divulgados hoje pelo Banco Central, a atividade econômica no Brasil retraiu-se em agosto. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central dessazonalizado, isto é, ajustado para o período, teve queda de 0,91% se comparado a julho. Essa foi a maior redução mensal desde maio do ano passado 2015 (-1,02%).

Na comparação entre agosto deste ano e o mesmo intervalo de 2015, houve decréscimo de 2,72%, segundo os dados sem ajustes, já que são períodos iguais na comparação. Em 12 meses encerrados em agosto, a retração chegou a 5,48% e no ano, a 4,98%.

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar suas decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic. O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos.

Mesmo assim, é importante lembrar que o indicador oficial sobre o desempenho da economia é o Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todas as riquezas produzidas pelo país, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


*Fonte: Agência Brasil

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11232 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS