Da Redação   |   26/12/2016 13:05

Ministério do Esporte fará gestão do Parque Olímpico

A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou hoje a transferência da gestão das arenas esportivas do Parque Olímpico da Barra, localizado na zona oeste, para o Ministério do Esporte.

A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou hoje a transferência da gestão das arenas esportivas do Parque Olímpico da Barra, localizado na zona oeste, para o Ministério do Esporte. O órgão do governo federal passa a ser responsável pelas Arenas Cariocas 1 e 2, pelo Centro Olímpico de Tênis e pelo Velódromo, além de custear a desmontagem do Estádio Aquático. A Arena Carioca 3 ainda será administrada pela prefeitura, que pretende transformar o espaço em uma escola de ensino integral.

A ideia é tornar o complexo esportivo parte da rede nacional de treinamentos de atletas de base e de alto rendimento, com uso compartilhado por projetos sociais e eventos.
Wikimedia Commons/Gabriel Heusi/Brasil2016.gov.br

PPP
O objetivo inicial era que o Parque Olímpico fosse administrado através de uma parceria público-privada (PPP), mas o projeto não foi desenvolvido. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, avalia que a licitação não deu certo pelo fato de o momento ser de fim de governo e pela crise econômica no Brasil.

MINISTÉRIO

Segundo o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, ainda não se sabe quanto será a conta para o governo federal. O custeio das arenas esportivas será levantado nos próximos 30 dias. “Vamos buscar medidas para baratear essa conta”, afirmou Picciani, que garantiu que o ministério tem os recursos em orçamento para a manutenção dos equipamentos.

O ministro prevê que, até o primeiro trimestre de 2017, os equipamentos do Parque Olímpico voltem a funcionar.

VIA OLÍMPICA
O prefeito do Rio e o ministro do Esporte inauguraram no fim da manhã de hoje a Via Olímpica, que foi transformada em uma grande área de lazer. O calçadão que corta todo o Parque Olímpico foi arborizado e ganhou jardins, quadras poliesportivas, campo de grama sintética, equipamentos de ginástica para adultos, academia da terceira idade, pista de skate e parque infantil. A abertura ao público, segundo Paes, será definida pelo prefeito eleito Marcelo Crivella. Além disso, foi inaugurado o Muro dos Campeões - um monumento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos com a descrição de todos os 2.568 medalhistas da Rio 2016.


*Fonte: Agência Brasil

conteúdo original: http://bit.ly/2hgll8c

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11154 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS