Fernanda Cordeiro   |   20/12/2016 14:41

Rio é 1ª paisagem urbana a ser patrimônio da Unesco

A cidade do Rio de Janeiro é a primeira área urbana no mundo a ter reconhecido o valor universal da sua paisagem urbana


Dreamstime
Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro
Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro foi a primeira paisagem cultural urbana a ser declarada Patrimônio Mundial, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A relação entre homem e natureza foi a âncora para a eleição da Cidade Maravilhosa.

A entrega oficial do documento aconteceu na última semana em cerimônia, no Cristo Redentor, no Corcovado. Anteriormente, os sítios reconhecidos nesta tipologia eram relacionados a áreas rurais, sistemas agrícolas tradicionais, jardins históricos e outros locais de cunho simbólico. A cidade é a primeira área urbana no mundo a ter reconhecido o valor universal da sua paisagem.

Para o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, o feito mostra as peculiaridades do destino. "O Rio não cansa de nos encantar e este é mais um merecido reconhecimento do cartão postal do Brasil. A combinação da convivência da cidade com sua rica paisagem natural oferece um destino turístico único".

Segundo a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, o título traz ao cenário nacional e internacional o desafio de construir novos parâmetros para as políticas de patrimônio com vistas à proteção e à gestão de um bem tão peculiar e com característica singular em todo o mundo.

Tópicos relacionados