Fernanda Cordeiro   |   20/12/2016 14:41

Rio é 1ª paisagem urbana a ser patrimônio da Unesco

A cidade do Rio de Janeiro é a primeira área urbana no mundo a ter reconhecido o valor universal da sua paisagem urbana


Dreamstime
Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro
Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro foi a primeira paisagem cultural urbana a ser declarada Patrimônio Mundial, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A relação entre homem e natureza foi a âncora para a eleição da Cidade Maravilhosa.

A entrega oficial do documento aconteceu na última semana em cerimônia, no Cristo Redentor, no Corcovado. Anteriormente, os sítios reconhecidos nesta tipologia eram relacionados a áreas rurais, sistemas agrícolas tradicionais, jardins históricos e outros locais de cunho simbólico. A cidade é a primeira área urbana no mundo a ter reconhecido o valor universal da sua paisagem.

Para o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, o feito mostra as peculiaridades do destino. "O Rio não cansa de nos encantar e este é mais um merecido reconhecimento do cartão postal do Brasil. A combinação da convivência da cidade com sua rica paisagem natural oferece um destino turístico único".

Segundo a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, o título traz ao cenário nacional e internacional o desafio de construir novos parâmetros para as políticas de patrimônio com vistas à proteção e à gestão de um bem tão peculiar e com característica singular em todo o mundo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Fernanda Cordeiro

Fernanda Cordeiro tem 823 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS