Leonardo Ramos   |   25/01/2017 10:19

Crise: 2016 teve recorde histórico de cheques sem fundos

A Serasa Experian revelou que 2016 foi o ano com maior número de cheque sem fundos da história, com 2,36% de inadimplência

O ano de 2016 foi o que teve maior porcentagem de cheques sem fundos desde que o dado começou a ser medido, em 1991. Foram 2,36% de devoluções de janeiro a dezembro do ano passado, segundo divulgou a Serasa Experian, totalizando 15,1 milhões.
Shutterstock

Segundo os economistas da instituição, entre os motivos da inadimplência com cheques no último ano estão o desemprego elevado, o crédito caro e escasso, juros altos e a inflação que se manteve pressionada, principalmente no primeiro semestre.

Em um comparativo entre os meses, abril de 2016 foi o que teve maior número de cheques sem fundo, com 2,66% de inadimplência; dezembro teve a melhor marca do ano, com apenas 2,25% de cheques devolvidos:

Por fim, no comparativo por região, o Nordeste foi o que teve o pior resultado, com 4,66% de inadimplência nos cheques; já o Sudeste foi o que menos teve devoluções, com 1,94% no ano. Entre os estados, o Amapá foi o estado com mais cheques sem fundo, alcançando incríveis 17,40% de cheques devolvidos em 2016; São Paulo, na outra ponta, teve apenas 1,79% de inadimplência.



Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Leonardo Ramos

Colaboração para o Portal PANROTAS

Leonardo Ramos tem 1844 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!