Brunna Castro   |   09/01/2017 13:10

Secretaria de Campo Grande aposta em turismo rural

Com um novo Plano Municipal de Turismo no horizonte, Campo Grande irá buscar metas factíveis a curto e médio prazo com o objetivo de colocar a cidade na rota do turismo nacional. 

Com um novo Plano Municipal de Turismo no horizonte, Campo Grande irá buscar metas factíveis a curto e médio prazo com o objetivo de destacar a cidade nacionalmente como um destino turístico. É o que aponta a secretária municipal de Cultura e Turismo de Campo Grande, Nilde Brun, que assume a pasta com a nova gestão do município. O plano, segundo ela, será elaborado com o envolvimento e participação do trade.

Divulgação/Raoni Ramires
Nilde Brun, secretária municipal de Cultura e Turismo de Campo Grande
Nilde Brun, secretária municipal de Cultura e Turismo de Campo Grande
"Vemos como desafios o fortalecimento da cadeia produtiva e a aplicação do 'tripé' infraestrutura, qualificação e marketing no desenvolvimento do Turismo, para colocar a capital na rota do turismo nacional. Diante desse cenário, nossa gestão vê como solução para tais desafios o trabalho em rede, a qualificação, o cadastramento turístico conforme a política nacional, além de ações de promoção e divulgação", explica a secretária em entrevista ao Portal PANROTAS.

"Além disso, ainda é nossa meta fortalecer o Comtur (Conselho Municipal de Turismo), com foco na atuação da governança instituída no município, cumprindo um papel importante junto a gestão da cidade", afirma Nilde. O Convention & Visitours Bureau também será trabalhado pela gestão, através de parcerias para a captação de eventos para Campo Grande.

Com isso, os segmentos que a cidade buscará atrair e desenvolver, de acordo com a secretária, são o turismo rural, de eventos, cultural, corporativo, tecnológico e esportivo. O desenvolvimento dos polos turísticos na capital sul-matogrossense deverá gerar reflexos nos municípios do entorno, uma vez que "Campo Grande faz parte de uma rota estratégica chamada Caminhos dos Ipês, instituída pelo governo de Mato Grosso do Sul". "A rota é composta por dez municípios, sendo que Campo Grande desempenha um papel fundamental no desenvolvimento turístico nesta região", explica Nilde.

A secretária ressalta ainda que Campo Grande é composta por sete regiões urbanas e duas rurais e, dentro do Plano Municipal de Turismo, serão estabelecidas ações prioritárias para o fortalecimento do setor em cada uma delas.

Tópicos relacionados