Renato Machado   |   04/04/2017 10:23

56% dos turistas estrangeiros em 2016 eram da Am. do Sul

O ministério divulgou dados de seu Anuário Estatístico, mostrando que o maior fluxo desses visitantes veio de países vizinhos

Marluce Balbino
À direita, o presidente da Riotur, Marcelo Alves recepciona turistas da Olimpíada
À direita, o presidente da Riotur, Marcelo Alves recepciona turistas da Olimpíada

No início do ano o Ministério do Turismo anunciou que, com o impulso da realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o Brasil bateu recorde de turistas estrangeiros: 6,6 milhões. Nesta segunda-feira, o ministério divulgou dados de seu Anuário Estatístico, mostrando que o maior fluxo desses visitantes veio de países vizinhos.

Mais da metade dos turistas internacionais eram vizinhos do Brasil. Se considerados os países da América do Sul como um todo, a porcentagem é de 56,7%, ou 3,7 milhões de turistas. Os europeus foram responsáveis por 24,4% desse fluxo, com os norte-americanos abrangendo 11,2% dessas entradas.

A Argentina liderou o movimento, trazendo para o País 2,3 milhões de turistas. Os cinco primeiros lugares do ranking são ocupados por quatro países sul-americanos. Na segunda colocação, os Estados Unidos, com 570 mil turistas, é o “penetra” da lista, que se completa com Paraguai (316,7 mil visitantes), Chile (311,8 mil) e Uruguai (284,1 mil). Dentre as nações europeias, a França foi a que mais movimentou o Turismo internacional, trazendo ao Brasil 263,7 mil pessoas.

O ministro do Turismo, Marx Beltrão, acredita que “os bons números só comprovam que estamos no caminho certo, mas queremos ainda mais. Estamos investindo fortemente na melhoria da infraestrutura turística e qualificação profissional para recebermos cada vez melhor esses turistas”. A meta da pasta, segundo Beltrão, “é colocar o Brasil em definitivo na prateleira dos grandes destinos mundiais e para isso devemos lançar em breve um conjunto de medidas para impulsionar a atividade no país”.

É evidente que a Olimpíada e Paralimpíada tiveram grande influência nos resultados de 2016. Durante o período dos jogos, os crescimentos percentuais no comparativo com o ano anterior foram enormes. Em agosto, 542,9 mil estrangeiros entraram no Brasil (+48%) e, em setembro, o número foi de 422,2 mil visitantes (+74%). Apesar disso, o maior fluxo de entradas internacionais no País ocorreu durante o verão, liderados por janeiro (1,1 milhão) e fevereiro (810,5 mil).

VISTOS
Australianos, canadenses, norte-americanos e japoneses entraram no Brasil, durante as Olimpíadas, isentos de vistos. Entre 1º de junho e 18 de setembro, meses em que a medida esteve em teste, os quatro países trouxeram 163 mil visitantes ao País. Destes, 74,06% utilizaram a dispensa e, segundo o ministério, 85% afirmou que a manutenção da isenção de vistos facilitaria um possível retorno ao Brasil.

De acordo com o MTur, estes visitantes injetaram na economia nacional cerca de US$ 167,7 milhões. O valor representa 8,68 vezes mais que o montante que seria arrecadado em taxas consulares.

MEIO DE TRANSPORTE
A aviação foi o modal preferido dos turistas internacionais, somando 4,4 milhões de entradas. Vias rodoviárias foram a escolha de dois milhões de visitantes, acompanhados dos acessos fluvial (95,9 mil) e náutico (40,4 mil).

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Renato Machado

Renato Machado tem 1403 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS